publicidade

5 perguntas que você precisa se fazer agora para traçar uma meta (e conseguir cumpri-la com sucesso!)


Alguma vez na sua vida você já se encontrou na famosa “Zona de Conforto”? Tenho certeza absoluta que sim!

Deixar a zona de conforto não é uma tarefa fácil, porém, muitas vezes, mudar é preciso. E traçar uma nova meta com ousadia e responsabilidade ao mesmo tempo pede muita calma e perseverança.

Isso por que pode ser que haja muitos percalços, aliás… pode ser não, vão aparecer alguns percalços. É importante saber que será difícil no começo e vai te assustar um pouco.

Largar o emprego fixo para mudar de área, abrir um novo negócio, começar uma sociedade, fazer outra faculdade, um intercâmbio… Qualquer meta demandará muita motivação para não desistir no meio do caminho ou até antes de começar.

nova meta 1 blog da engenharia

Em meio a tanta empolgação, você deverá ter em mente quais serão os custos, o tempo, enfim, toda a logística e custo x benefício de sua nova empreitada. Pensar nisso e colocar tudo no papel vai te ajudar a seguir em frente com mais segurança.

Bom, para te inspirar a traçar uma nova meta, aí vão 5 dicas bacanas. Veja só:

#1- Eu faço tudo o que eu falo?

Falar sobre sua meta, pedir opiniões, trocar ideias, é muito válido. Mas só falar e “não levantar a bunda da cadeira” para começar não adianta de nada. Fale, sim, mas faça, afinal: “feito é melhor que perfeito“. Mas, atenção, consistência no projeto é muito importante, separe suas tarefas por grupos e faça tudo aos poucos, não de uma vez só.

E quando começar a progredir em sua meta, não deixe nada para depois. Tudo o que você pode fazer “amanhã”, você consegue fazer “hoje”, pode apostar. A não ser que você esteja doente ou com um cansaço acumulado, prefira resolver as pendências o mais rápido possível. Procrastinar um sonho pode resultar em pesadelos.

nova meta 3 blog da engenharia

#2- Por onde eu geralmente começo?

Tenha calma ao traçar uma nova meta. Não adianta ultrapassar os objetivos, ir além do que se pode fazer. Pois é muito comum as pessoas exagerarem em suas metas ou terem muita pressa em dar o start inicial.

Pense, se seu intuito é largar o emprego para investir em um novo negócio, é melhor ter cautela ao fazer isso, por que não se sabe, no início, como será o dia de amanhã, ou seja, se vai dar certo. Aí, se acontecer alguma coisa, ou se atrasar os planos, você fica sem aquele emprego estável e sem a renda do novo empreendimento.

A dica é fazer um planejamento, cotar os preços e colocar no papel o que você pode gastar, por exemplo. Trace três metas pelo menos, uma pequena, outra média e uma grande. Isso vai te motivar a começar por baixo e ir se arriscando conforme for dando certo.

nova meta 2 blog da engenharia

#3 – Eu estou investindo em conhecimento?

Conhecimento na sua nova área de atuação nunca será demais. E agora com a superfacilidade que a internet e os dispositivos móveis trazem, não há desculpas de falta de tempo e também de dinheiro. Você encontra até e-books por um preço melhor do que os físicos nas livrarias. No Youtube tem vídeos sobre empreendedorismo, negócios e inúmeros setores para você assistir gratuitamente.

Mas além das oportunidades que você encontra de graça, é importante ter em mente que gastar com conhecimento vale muito a pena. Ao traçar uma nova meta, alguns gastos supérfluos deverão ser cortados para você fazer um curso ou comprar livros…

nova meta 12blog da engenharia

#4- Eu estou usando as ferramentas certas?

Além de investir em atualização de seus conhecimentos, priorize o investimento em boas ferramentas de trabalho. pesquise no mercado o melhor custo x benefício, pois no início de seu empreendimento você não terá a necessidade de comprar o produto mais “top”. Apesar disso é bom ter em mãos boas e certas ferramentas.

Você quer ser fotógrafo profissional? Se tiver na mão uma câmera de passeio, por exemplo, não vai conseguir nem oferecer esse serviço. Tenha pelo menos uma boa câmera profissional, ou até uma semi, até você ter condições de comprar materiais melhores. Quer abrir um escritório de arquitetura? Aposte nos softwares certos para suas atividades, não troque o certo pelo duvidoso nesse quesito.

#5 – Eu tenho descansado o meu corpo e mente ultimamente?

Lutar, correr atrás dos seus objetivos e não desistir é fundamental, porém nada vai funcionar se você não prestar atenção em sua saúde mental e física. Ao começar algo novo em nossa vida costumamos terminar o dia esgotados. Para recuperar as energias para o próximo dia, descanse bem, se desligue do projeto por algumas horas e durma bem.