publicidade

publicidade

Como a música pode ajudar a aumentar a produtividade


Crédito: Merriam Music
Crédito: Merriam Music

A música está presente no cotidiano da maioria das pessoas, seja no caminho para o trabalho ou em uma festa fim de semana. A justificativa para que a música, de uma maneira geral, seja extremamente popular se dá pelo fato dela despertar as mais diversas emoções nas pessoas: lembrar de uma época vivida, de um dia ou alguém especial.

Porém, o que muita gente desconhece é que a música, se utilizada da maneira correta, pode ajudar -e muito- a tornar a performance de trabalho mais produtiva. Isto porque ao escutar uma canção, o cérebro libera dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer no corpo humano.

Mas isso não vale para qualquer música. Estudos mostram que para cada tipo de tarefa executada existe um estilo ideal para se ouvir. Saiba quais são eles de acordo com especialistas:

+Para tarefas simples e repetitivas

Quando estiver realizando tarefas simples porém repetitivas, a dica para melhorar sua produtividade é escutar canções que você já conhece, o que irá causar uma espécie de “distração”, o que acaba poupando o seu cérebro de um desgaste proveniente das  repetições de tarefas monótonas durante o dia. Portanto, essa é a hora de colocar aquela playlist com suas músicas preferidas que você já sabe a letra de cor.

Crédito: C Muse
Crédito: C Muse

+Para se concentrar

Se o momento estiver pedindo uma concentração maior para acompanhar um raciocínio ou situações que envolvam aprendizado de uma maneira geral, evite ao máximo músicas com letras complexas e difíceis de acompanhar, uma vez que o objetivo é que o cérebro não cause um conflito tendo ao mesmo tempo que interpretar a letra da música e absorver o que necessita ser aprendido. Nesse caso, o ideal são músicas mais calmas e simples do ponto de vista lírico.

+ Para tarefas que envolvam organização e criatividade

Esta próxima dica pode parecer um pouco estranha ou impraticável, mas acredite, o resultado em termos de performance é excepcional: quando estiver trabalhando com tarefas que envolvam organização e criatividade, como um momento de brainstorm, por exemplo, procure sons instrumentais de gotas de chuva, ondas do mar, cachoeiras se quebrando e outros sons pacíficos na natureza. Em pouco tempo, você irá perceber que sua concentração se elevou consideravelmente.

E aí, você sabia dessas dicas? Concorda com elas?

 

Veja também:

5 músicas para se concentrar nos estudos [+bônus]


publicidade

publicidade