publicidade

publicidade

Conheça as 32 melhores cidades brasileiras para empreender


empreender_blog-da-engenharia
São Paulo lidera o ranking das melhores cidades brasileiras para empreender (Foto: Wikipedia/ Marcos Leal)

Você sonha em empreender, mas ainda não sabe em qual cidade poderia abrir seu próprio negócio? O Índice de Cidades Empreendedoras 2015, desenvolvido pela Endeavor, analisa 56 indicadores em 32 cidades brasileiras e aponta as melhores cidades para empreender.

Quem ocupa o topo da lista é São Paulo (SP), beneficiada pelo tamanho de seu mercado, os altos investimentos e as condições logísticas. A cidade representa 10% do PIB do país e concentra 60% dos investimentos de capital de risco, além de estar próxima do maior aeroporto do Brasil e também ter facilidade de acesso ao Porto de Santos.

Em seguida, aparece Florianópolis (SC), que se destaca pelo capital humano, com excelente mão de obra e bastante inovação. De acordo com o Endeavor, quase 60% dos universitários da capital catarinense possuem formação em cursos de excelência, sendo que 36% da população adulta tem ensino superior. Por isso, apesar de receber menos investimentos do que São Paulo, a proporção de pessoas qualificadas para inovar é maior: são 18 mestres e doutores na área de Ciência e Tecnologia para cada 100 empresas, um número bastante alto.

Outras cidades que se destacam no ranking são Vitória (ES), que ocupa a terceira posição; Recife, (PE), em quarto; e as estreantes no levantamento, Campinas (SP), São José dos Campos (SP) e Joinville (SC), na quinta, sexta e nona posição, respectivamente, à frente de grandes cidades como Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

A inclusão de Campinas, São José dos Campos e Joinville é justificada pela boa avaliação em infraestrutura e inovação, além de proporcionarem qualidade de vida a um custo mais baixo e possuírem universidades reconhecidas. A organização também destaca a região Nordeste, que, apesar dos desafios estruturais, tem um empreendedorismo com presença forte, sendo que a cultura local motiva e engaja a população a empreender.

Confira abaixo se a sua cidade é uma das 32 pesquisadas pelo Índice de Cidades Empreendedoras 2015:

01) São Paulo (SP)
02) Florianópolis (SC)
03) Vitória (ES)
04) Recife (PE)
05) Campinas (SP)
06) São José dos Campos (SP)
07) Porto Alegre (RS)
08) Curitiba (PR)
09) Joinville (SC)
10) Rio de Janeiro (RJ)
11) Maringá (PR)
12) Ribeirão Preto (SP)
12) Belo Horizonte (MG)
14) Goiânia (GO)
15) Sorocaba (SP)
16) Caxias do Sul (RS)
17) Londrina (PR)
18) Uberlândia (MG)
19) Brasília (DF)
20) Blumenau (SC)
21) Campo Grande (MS)
22) João Pessoa (PR)
23) Aracaju (SE)
24) Salvador (BA)
25) Natal (RN)
26) Manaus (AM)
26) São Luis (MA)
28) Cuiabá (MT)
29) Belém (PA)
30) Fortaleza (CE)
31) Teresina (PI)
32) Maceió (AL)

Fonte: Época Negócios.


publicidade

publicidade