publicidade

publicidade

Conheça o Mecanismo de Antikythera, o primeiro computador analógico do mundo


O mecanismo (ou máquina) de Antikythera possui mais de 2000 anos e é o primeiro computador analógico do mundo. Feito de bronze, o objeto foi encontrado em Antikythera, uma ilha grega que originou seu nome, em 1902 (embora há quem afirme que a data não é exata, podendo ser entre 1900 e 1902).

Imagem: bbc.com

+Estrutura

Levou muitos anos para entender algumas funções do mecanismo de Antikythera. A máquina possui várias engrenagens e, em algumas delas, os cientistas encontraram dois números de dentes que fazem sentido para a astronomia: 235 (número de meses nos 19 anos solares – ciclo metônico) e 223 (ciclo de periodicidade dos eclipses – ciclo de Saros).

De frente, o mecanismo de Antikythera representa a forma como os gregos viam o mundo: a Terra no centro com cinco planetas ao redor (os cinco vistos a olho nu: Mercúrio, Vênus, Júpiter, Marte e Saturno). A Lua, com órbita elíptica, viaja mais rápido quando está mais perto da Terra e, para simular isso, a máquina possui uma pinça em uma das engrenagens menores para controlar a velocidade de rotação.

Imagem: thehistoryblog.com

+Funcionalidade

Inicialmente, determinou-se que a engenhoca era usada pelos gregos para traçar o movimento do Sol, da Lua e dos planetas, prever eclipses e sinalizar os jogos olímpicos. Além disso, permitia realizar contas de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Porém, alguns pesquisadores acreditam que o mecanismo de Antikythera é um tipo de guia de filosofia da galáxia, não algo para fazer cálculos. Tal descoberta surgiu depois que os textos inscritos em partes do objeto começaram a ser desvendados.

Imagem: thehistoryblog.com

Acredita-se que o mecanismo de Antikythera pertenceu a Arquimedes, um engenheiro, matemático, físico, astrônomo e inventor grego, mas não é possível garantir, visto alguns outros gregos também são cogitados na lista de inventores. Nós, engenheiros/futuros engenheiros, sabemos o quanto as descobertas de Arquimedes são importantes para a engenharia.

Imagem: antikythera-mechanism1900.blogspot.com.br

Independentemente do inventor, o mecanismo de Antikythera é uma ferramenta brilhante que poderia ter revolucionado a ciência de sua época, mas que perdeu-se no caminho e ficou soterrada por muito tempo. Os pesquisadores trabalham até hoje para desvendar seu verdadeiro significado e a tecnologia por trás do seu funcionamento.

Referências: Telegraph; MentalFloss; BBC, The New York Times.


publicidade

publicidade