publicidade

publicidade

Conheça o taxi voador que pode decolar e pousar verticalmente


Olhando para ele, você não pensaria que o Jet Lilium, como é chamado, poderia voar. Parece mais como um mouse de computador gigante do que qualquer aeronave que você já viu, e suas 36 pequenas hélices são movidas a eletricidade.  Mas este avião ao mesmo tempo peculiar e inovador não apenas provou que pode voar como também que também poderia ser o carro voador “a la Jetsons” que você estava esperando.

O jato, que não é realmente uma simples aeronave, pode decolar e pousar verticalmente como um helicóptero e voar como um avião, tornando-se uma solução muito interessante para cidades congestionadas, pois não precisa de uma pista de decolagem. Em outras palavras, é tudo o que você quer em um carro voador: ele te pega onde quer que esteja e leva exatamente onde você quer ir.

Crédito: Lilium

+Primeiros testes

Um protótipo em tamanho real do avião fez a sua viagem inaugural em uma espécie de “aeródromo” perto de Munique recentemente. Durou apenas alguns minutos, sem ninguém em qualquer um dos dois assentos, e um piloto controlando-o do chão. Mas o que importa é que ele voou, provando que o design pouco convencional realmente funciona.

“Os desafios básicos já estão resolvidos”, disse o CEO da Lilium, Daniel Wiegand, na Alemanha em uma entrevista. Os próximos passos agora são vários anos de testes de vôo antes de passar para a produção em série. A startup alemã tem o apoio da Agência Espacial Europeia e milhões em financiamento, o que ajudará Wiegand cumprir sua meta de triplicar sua equipe para cerca de 135 pessoas.

+Saiba mais

Ainda assim, Lilium tem um longo caminho a percorrer antes de ser um avião elétrico peculiar, com uma bateria gigante  e espaço para cinco passageiros transportar. Até agora, a aeronave conseguiu voar 100 quilômetros a 220 km/h  em seu protótipo experimental de dois lugares.

Portanto, é claro que caso a empresa consiga de fato chegar ao seu objetivo final e produzir esses “táxis aéreos” em larga escala, ainda teremos que esperar muitos anos para ver isso, mas já é bastante animador em pensar que os primeiros passos não apenas já foram dados como obtiveram sucesso.

Fonte: Daily Mail


publicidade

publicidade