publicidade

publicidade

Engenharia Acústica


engenharia-acustica2-guia-das-engenharias+ O que é o curso?

A Engenharia Acústica é o campo de estudo relacionado ao desenvolvimento dos sistemas eletroacústicos. Esta formação também é relacionada à acústica ambiental, no que diz respeito ao controle dos níveis de som e ruído. O curso de graduação em Engenharia acústica é bem recente no país, sendo ministrado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, desde o 2º semestre de 2009. O curso foi inspirado em experiências anteriores no Chile e na Alemanha, e a primeira turma de bacharéis se formou em 2014 na cidade gaúcha.

Conforme contextualização da Universidade Federal de Santa Maria, a Engenharia Acústica é a área responsável pelo controle de sons indesejáveis, o que incluiria os sons de automóveis, aeronaves, em ambientes de trabalho e industriais, e também pelo projeto de fontes sonoras com finalidades específicas.

engenharia-acustica3-guia-das-engenharias.jpg

+ As atividades do profissional

O engenheiro acústico encontra oportunidades em diferentes áreas, desde a criação de softwares e equipamentos, como medidores de níveis sonoros e dispositivos voltados ao isolamento acústico, como na projeção de sistemas de controle de vibrações na construção civil, em edifícios e obras, assim como em atividades referentes à acústica musical e acústica de salas e ambientes.

O profissional formado em Engenharia Acústica pode atuar também com a acústica subaquática, que envolve o trabalho com os sonares de submarinos e na análise de ondas sísmicas. Há também oportunidades em consultoria, na prestação de serviços e avaliação de projetos e obras de adequação acústica. A compreensão e manipulação do comportamento do som dentro de um ambiente é também um dos aspectos apontados entre as atribuições dos futuros profissionais, na denominada Acústica Arquitetônica.

+ As matérias do curso

O curso tem duração de 5 anos, com um semestre de estágio obrigatório. Além das matérias básicas da Engenharia, como matemática e física, a matriz curricular é composta por disciplinas específicas relacionadas à Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica, como acústica subjetiva, acústica ambiental, eletroacústica, acústica de salas e edificações, além de conhecimentos de Música para Engenharia.

+ O mercado de trabalho

O mercado está aquecido, uma vez que não há um grande número de profissionais habilitados nesta área, e pela percepção cada vez maior sobre a necessidade de projetos e de um trabalho voltado ao conforto auditivo em diferentes ambientes, dada a preocupação com as consequências dos ruídos.

engenharia-acustica-guia-das-engenharias

+ As faculdades com o curso

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, com nota 4 no MEC

Referências: Guia do Estudante, Universidade Federal de Santa Maria

 

 


publicidade

publicidade