publicidade

publicidade

Engenharia Agrícola


engenharia-agricola-guia-das-engenharias+ O que é o curso?

O curso de Engenharia Agrícola é voltado para a produção agropecuária. O objetivo é que o profissional seja capacitado a atuar nos projetos e desenvolvimento dos métodos produtivos e dos equipamentos utilizados na agricultura e na pecuária, assim como na gestão de recursos naturais e na adoção de medidas que promovam a preservação do solo e dos mananciais. Técnicas voltadas ao armazenamento, à irrigação e aos sistemas de drenagem também são alguns dos temas tratados, assim como métodos relacionados à comercialização e distribuição da produção agropecuária.

+ As atividades do profissional

O engenheiro agrícola pode trabalhar voltado para os equipamentos agropecuários, na elaboração de máquinas e projetos agrícolas, assim como em projetos de infraestrutura de propriedades agropecuárias. A irrigação, a drenagem e a instalação de fontes de energia também são áreas com diversas oportunidades para os profissionais.

As empresas agropecuárias destacam-se como campo de atuação, tanto no planejamento, nas pesquisas ou no controle de qualidade. Também é possível trabalhar nas fases finais da produção agropecuária, como na armazenagem, distribuição e comercialização.

Quando o assunto é preservação dos bens naturais, também há oportunidades para este engenheiro em empresas voltadas ao planejamento de técnicas de irrigação, na preservação ambiental, e no combate à erosão.

Empresas de consultoria, instituições de ensino e pesquisa, cooperativas e usinas de biocombustíveis completam as possibilidades para atuação do engenheiro.

Um profissional inovador, atento às constantes transformações tecnológicas e mecanização do setor agropecuário no país, este é o perfil do engenheiro agrícola.

engenharia3-agricola-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

Nos dois primeiros anos do curso estão incluídas na grade curricular as matérias básicas da Engenharia: Física, Matemática, Química, Informática, Estatística. Entre os assuntos mais específicos estão: planejamento e administração de agronegócios, mecanização agrícola, estudos do solo, sistemas de produção animal e vegetal, levantamentos topográficos, hidrologia, energia na agricultura, construções rurais, saneamento básico e drenagem.

O curso tem duração de 5 anos. Há ainda o curso de tecnólogo em Irrigação e Drenagem relacionado a projetos de desenvolvimento e manutenção de sistemas de distribuição de água.

+ O mercado de trabalho

O mercado agropecuário é forte no Brasil, e proporciona boas perspectivas ao profissional. A renovação tecnológica e as possibilidades do setor aumentam as oportunidades disponíveis.

Além das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, também no Nordeste, com as novas frentes agrícolas, há possibilidades de atuação.

engenharia2-agricola-guia-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

Faculdades reconhecidas e avaliadas pelo MEC, e com avaliação também pelo Guia do Estudante:

  • Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, Rio de Janeiro
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba
  • Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), no Rio Grande do Sul
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste), em Cascavel, Paraná.

Referências: IG Guia de Profissões, Guia do Estudante, Guia da Carreira

 

 


publicidade

publicidade