Engenharia Civil ou Arquitetura?

529 Flares 529 Flares ×

Não sabe qual faculdade fazer e está em dúvida entre Engenharia Civil e Arquitetura?

Procure avaliar inicialmente o que a levou a tais opções: história de vida, interesses quanto ao desenvolvimento de habilidades que já detém ou deseja, expectativas de realização pessoal como status, remuneração, colaboração social da profissão. Identifique também as diferenças ou possibilidades específicas de exercício profissional.

O curso de Arquitetura envolve conhecimentos ligados tanto à Engenharia Civil (cálculo estrutural, dimensionamento de forças, análise da composição de terrenos para a sustentação da construção) quanto da área de Humanas, como história da arte, perspectivas antropológicas sobre a moradia (como os seres humanos pensam nas diversas culturas a questão da habitação), passando pela análise da ocupação das cidades (paisagismo, urbanismo, áreas residenciais e comerciais, entre outras questões).

Há também arquitetos que se especializam em comunicação visual, desde a definição de padrões de comunicação de empresas até o design de móveis ou objetos de uso doméstico.

Classicamente, quando se trata de construção civil, contrata-se um arquiteto para a elaboração da planta, da distribuição dos espaços internos da casa e da fachada. Cabe ao engenheiro civil responsabilizar-se pelo cálculo e dimensionamento das colunas, vigas, da distribuição de cargas e determinação das ferragens e dos materiais envolvidos na obra e do acompanhamento da construção.

Consulte também, as grades curriculares de Arquitetura e de Engenharia Civil e para verificar as semelhanças e diferenças. Considere também que inovar e encontrar novas perspectivas também decorre do aprendizado que desenvolvemos durante a vida, ou seja, isto não é um “dom natural”, com o qual nascemos.

Saiba, porém, que boa parte dos vestibulares tem provas de habilidades específicas, ligadas à percepção visual, desenho técnico e artístico como critério de seleção. Verifique as provas anteriores das faculdades que você eventualmente tenha interesse. Saiba também que há cursos preparatórios para o vestibular que oferecem aulas especiais para tais provas específicas.

Adaptado de Guia do Estudante

Eduardo Mikail

Co-fundador do Blog da Engenharia, é formado em Administração com especialização em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, atualmente cursa sua segunda graduação, em Engenharia Civil e trabalha em uma grande construtora do país. Interessado em tecnologia, iGadgets, música, viagens, fotografia e Instagram (@eduardomikail).

Deixe uma resposta

2 respostas para “Engenharia Civil ou Arquitetura?”

  1. Leandro Ramos

    Estou interessado em fazer Faculdade de Engenharia Civil e um Curso Técnico de Edificações(aos sábados), porém tenho 32 anos, será q isso vai ser um problema em conseguir estágio e emprego em ambas as áreas?

    Sou do Rio de Janeiro.

    Responder
    • André

      Leandro boa tarde, acredito que oportunidades não te faltarão, contudo se você trabalha hoje em uma atividade alheia a estas, e que te traz bom retorno financeiro, seria bom fazer um “pé de meia”, pois ainda que o mercado esteja aquecido as primeiras oportunidades na área podem não ser tão rentáveis como sua atual ocupação e você terá de se submeter a ganhar menos, porém já na sua próspera área de formação.
      Abraço.

      Responder