publicidade

publicidade

Engenharia da Computação


 engenhariadacomputacao-gui-das-engenharias + O que é o curso?

Este curso tem o objetivo de garantir a formação de futuros profissionais que serão responsáveis pela projeção e construção de hardwares, softwares, computadores e conjuntos periféricos.

Os conhecimentos do engenheiro de computação ainda incluem o desenvolvimento de sistema para a área da telecomunicação e a integração de circuitos elétricos de computadores.

Apesar de direcionado à área da computação, a formação é bastante abrangente, com conceitos de Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Economia.

+ As atividades do profissional

O profissional pode trabalhar em diferentes setores, como na indústria, na atividade de automação ou robótica, e em grandes empresas e instituições financeiras, no desenvolvimento de programas computacionais.

Além disso, o profissional também pode atuar na área da comercialização dos equipamentos de computação, no gerenciamento de redes e até mesmo na implantação de um sistema de monitoramento de estações meteorológicas.

Um profissional que esteja sempre atento às transformações do mercado, com grande interesse por programação e tecnologia é o esperado dos atuais estudantes de Engenharia da Computação.

engenhariadacomputacao2-gui-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

Além dos conhecimentos básicos da Engenharia, como a Matemática, a Física e a Química, e com grande destaque para a Computação, o curso tem em sua grande curricular temas como Eletrônica Digital, Organização do Hardware de Sistemas Computacionais, Tecnologia de Programação, Engenharia de Software, Inteligência Artificial e até mesmo Noções em Direito.

O curso tem duração de 5 anos, com estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso. Há também outros cursos que têm a ênfase em Engenharia da Computação, como a formação em Engenharia Elétrica.

+ O mercado de trabalho

A Engenharia da Computação, mesmo em períodos de crise econômica, têm sempre demanda por profissionais. É um setor aquecido, principalmente nas grandes metrópoles e na região Sudeste, mas em crescimento, de um modo geral, em todo o país.

Além da possibilidade de trabalho em indústrias e grandes empresas, nacionais e estrangeiras, há o destaque para as áreas de telecomunicação e elétrica, além do setor aeronáutico e financeiro.

xengenhariadacomputacao-gui-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba

Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus

Referências: Guia da Carreira, Guia do Estudante, ITA

 

 


publicidade

publicidade