publicidade

publicidade

Engenharia de Agrimensura e Cartográfica


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 + O que é o curso?

Também conhecido como Engenharia de Agrimensura ou Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, o curso objetiva formar profissionais responsáveis pela captura e análise de dados para a projeção de mapas. Durante a faculdade, a grade curricular é voltada a conhecimentos técnicos, como o sistema de sensores e as formas de representação cartográficas. É também através da Engenharia Cartográfica que os fenômenos naturais são registrados e reproduzidos.

+ As atividades do profissional

O profissional formado em Engenharia Cartográfica pode atuar, após o processamento de informações sobre a superfície terrestre, na elaboração de mapas, como também no levantamento topográfico e geográfico de regiões. O engenheiro é o responsável por perícias técnicas e projetos cartográficos de construções, além de trabalhar em obras relativas aos cuidados com o meio ambiente, na construção civil e no saneamento.

engenhariacartografica2-guia-das-engenharias

+ As matérias do curso

O curso tem duração de 5 anos, com matérias como física e matemática, essenciais à Engenharia, e também direcionadas à área, como geodésia, projeto cartográfico, planejamento de transportes, sistema geográfico de informações e ocupação do espaço urbano e rural. Estão previstos o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso obrigatórios.

+ O mercado de trabalho

Uma das principais atividades com maior demanda por profissionais desta área é a medição de áreas, principalmente em zonas rurais, para a construção. Órgãos públicos e prefeituras municipais são possíveis oportunidades de trabalho, uma vez que os projetos do profissional de Engenharia Cartográfica são a base para obras de construção civil, e também na atualização de sistemas cadastrais de imóveis de uma região, por exemplo.

Outra atividade com alta demanda da atividade dos profissionais é o processamento de dados voltado aos sistemas de GPS. Um dos pontos levantados é a necessidade de que os profissionais desta área tenham disponibilidade para trabalhar em locais que muitas vezes não apresentam uma infraestrutura completa, em cidades pequenas e zonas rurais, por exemplo.

engenhariacartografica3-guia-das-engenharias

+ As faculdades com o curso

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS)

Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Presidente Prudente (SP)

Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR)

Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina (PI)

Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro (RJ)

Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo (RS)

Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (FEAMIG), em Belo Horizonte (MG)

Referências: Guia do Estudante, Guia da Carreira, IG – Guia de Profissões


publicidade

publicidade