publicidade

publicidade

Engenharia de Bioprocessos


engenhariadebioprocessos3-guia-da-engenharia.jpg+ O que é o Curso?

A Engenharia de Bioprocessos é a área focada no desenvolvimento e controle de processos biotecnológicos. O curso envolve conhecimentos multidisciplinares e novas tecnologias aplicadas na área da saúde, de alimentos, química e biológica. A formação prima por conhecimentos focados na Engenharia e na Biologia, na otimização de processos produtivos, na projeção de equipamentos e desenvolvimento de projetos relacionados às transformações biológicas.

A formação é voltada à preparação dos estudantes para atuar também em pesquisas genéticas, no melhoramento genético, inclusive voltados à agricultura e ao meio ambiente, como no controle a pragas e no cuidado com as espécies vegetais e animais.

O curso também pode ser encontrado com denominações diferentes: Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Bioquímica, Biotecnologia, e Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia.

+ As atividades do Profissional

O profissional desta área pode atuar em diferentes setores: na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e de bebidas, em órgãos de controle ambiental, com biossegurança, em empresas que atuem com a nanotecnologia e em laboratórios de genética.

engenhariadebioprocessos-guia-da-engenharia

+ As matérias do curso

Além das matérias básicas da Engenharia, como Física, Química, Matemática ou Informática, o futuro profissional terá formação relacionada à Biotecnologia, em matérias como biofísica, bioética, biotecnologia de alimentos, bioestatística, farmacologia, parasitologia e virologia.

A variação na grade curricular acontece de acordo com os cursos, que têm a duração aproximada de 4 a 5 anos, com estágio e trabalho de conclusão de curso obrigatórios. É possível também se formar como tecnólogo, neste caso, com foco na gestão e em processos de biotecnologia.

+ O mercado de trabalho

Um mercado em constante crescimento, com alta demanda por profissionais qualificados, bacharéis ou tecnólogos. Este é o cenário que os profissionais formados vão encontrar. O próprio avanço da tecnologia e das pesquisas genéticas é favorável ao setor, em diferentes regiões do país. Novas oportunidades também surgem no setor dos biocombustíveis e, devido à biodiversidade encontrada no país, há também crescimento da atividade relacionada ao meio ambiente e à conservação de espécies da flora e fauna.

engenhariadebioprocessos2-guia-da-engenharia.jpg

+ Faculdades com o curso

Os diferentes cursos avaliados pelo MEC e pelo Guia do Estudante:

Engenharia de Bioprocessos, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na cidade do Rio de Janeiro.

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), em Santa Cruz do Sul

Engenharia Biotecnológica, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na cidade de Assis, em São Paulo

Engenharia Bioquímica, na Universidade de São Paulo (USP), na cidade de Lorena.

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na cidade de Gurupi

Referências: Guia do EstudanteInfo Escola, Gazeta do Povo, Algo Sobre

 

 

 

 

 


publicidade

publicidade