publicidade

publicidade

Engenharia de Controle e Automação


engenhariadeautomacao-guia-das-engenharias  + O que é o curso

O curso de Engenharia de Controle e Automação capacita os futuros profissionais a atuarem na projeção, no gerenciamento e operação de máquinas e equipamentos utilizados na indústria, portanto na automação de processos de manufatura. A formação também é voltada para a capacitação para a execução do redimensionamento e manutenção dos sistemas já instalados nas indústrias.

Apesar da semelhança, o curso de Engenharia de Controle e Automação se diferencia da Engenharia Mecatrônica, uma vez que este último tem uma base puramente mecânica – enquanto que o curso de Engenharia de Controle e Automação apresenta assuntos focados também em conceitos elétricos, e no próprio processo de automação.

+ As atividades do profissional

O profissional pode trabalhar em indústrias de diferentes áreas no desenvolvimento e gerenciamento de sistemas automatizados e na manipulação de robôs industriais. A automação comercial é também um setor que emprega muitos profissionais, como na projeção de equipamentos que serão utilizados em edifícios comerciais e em residências.

A área médica, da biotecnologia e da informática também são oportunidades para o profissional formado em Engenharia de Controle e Automação. O profissional é o responsável desde a certificação de projetos, até a elaboração de orçamentos, e é fundamental que o futuro engenheiro goste de trabalhar com a mais recente tecnologia e com a programação informática.

engenhariadeautomacao2-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

Matemática, química, física, cálculos, informática e, matérias mais específicas como mecânica e eletrônica são algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular. Trabalho de conclusão de curso e estágio obrigatório são previstos.

Com duração de 5 anos, o curso também é conhecido como Engenharia de Automação ou Engenharia de Automação Industrial. Há diferenças entre os cursos encontrados no mercado. Há universidades que o oferecem como uma habilitação da Engenharia Mecânica e Eletrônica (sendo muitas vezes denominados de Engenharia Mecatrônica). Também é possível cursar o curso tecnológico em Automação Industrial ou em Mecatrônica.

+ O mercado de trabalho

Uma vez que o profissional pode atuar em diferentes áreas da indústria, esta profissão tem alta demanda, principalmente devido à necessidade constante de atualização e controle dos processos frente às novas tecnologias.

Uma das áreas que tem crescido e demandado profissionais habilitados é a domótica (uma junção entre as palavras “Domus”, casa, e Robótica, controle automatizado) que é a pesquisa e o desenvolvimento de automação e gestão de recursos habitacionais, das rotinas e tarefas domésticas, com o objetivo de buscar soluções inteligentes e desenvolvimento de equipamentos voltados para a automação das demandas domésticas.

engenhariadeautomacao3-guia-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso                               

Faculdades reconhecidas pelo MEC e com avaliação no Guia do Estudante.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na cidade do Rio de Janeiro

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, São Paulo

Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador

Referências: Guia do Estudante, Guia da Carreira

 

 


publicidade

publicidade