publicidade

publicidade

Engenharia de Minas


engenhariademinas3-guia-das-engenharias.jpg + O que é o Curso?

O curso de Engenharia de Materiais é voltado para a formação de profissionais que serão responsáveis pela pesquisa e projeção da utilização dos materiais no setor industrial. A matriz curricular é direcionada aos conhecimentos durante todo o processo de produção, desde o planejamento, passando pela definição dos métodos a serem utilizados, até a supervisão de projetos.

Entre as verificações que estão sob a responsabilidade do engenheiro de materiais destaque para a análise das características dos materiais, como a resistência, maleabilidade e rigidez dos mesmos, e quais serão suas reações ao serem utilizados em processos industriais.

+ As atividades do profissional

O engenheiro de materiais pode trabalhar em diferentes áreas que exigem os conhecimentos e habilidades com os materiais e a devida utilização dos mesmos. É possível, portanto, a especialização em uma área específica, como trabalhar com cerâmicas ou polímeros. Na área de metais, o engenheiro de materiais atua no desenvolvimento de novas ligas metálicas.

O profissional também é responsável pelos estudos de desempenho, pela supervisão e controle de qualidade dos processos envolvendo os materiais. O engenheiro também pode trabalhar no setor da construção civil, em fábricas de cimento e vidro, por exemplo. Outra possibilidade de atuação dos engenheiros é na área da educação, como professores em cursos técnicos e de graduação.

engenhariademinas2-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

Além das matérias básicas da Engenharia, como matemática, física e química, o curso de Engenharia de Materiais tem em sua grade curricular matérias específicas, visando à formação abrangente do profissional, independentemente da área escolhida posteriormente para a atuação.

Entre as matérias, destaque para materiais cerâmicos, materiais metálicos, materiais polimétricos, biomateriais, corrosão dos materiais, ciências dos materiais e resistência dos materiais. O curso tem duração de 5 anos, com estágio e trabalho de conclusão de curso obrigatórios.

Além do curso em Engenharia de Materiais, também há um curso de bacharelado em Ciência dos Materiais, em que, apesar das similaridades, os futuros profissionais não terão a responsabilidade total sobre o processo, apenas pela execução e gerenciamento do projeto. E há ainda o tecnólogo em Materiais, com duração de 3 anos, em que o profissional atua em parceria a um engenheiro habilitado.

+ O mercado de trabalho

As possibilidades de atuação do profissional estão direcionadas, principalmente, às indústrias siderúrgicas, petroquímicas, de bens de consumo e energia. Mesmo tendo relação direta com o mercado, com reflexos no setor em momento de crise econômica, pelas diferentes possibilidades de atuação é uma carreira com demanda por profissionais especializados. Há oportunidades nas diferentes regiões do país, principalmente no Sudeste e em fábricas da construção civil.

engenhariademinas-guia-das-engenharias

+ As faculdades com o curso

Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo e Lorena

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre

Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis

Referências: Guia do Estudante, IG- Guia de Profissões, Guia da Carreira

 


publicidade

publicidade