publicidade

publicidade

Engenharia de Produção


engenharia-de=producao-gui-das-engenharias+ O que é o curso?

A engenharia de produção é um curso multifacetado, voltado para a implementação e desenvolvimento das linhas de produção, e que além dos conceitos básicos da engenharia, possibilita ao profissional trabalhar também com técnicas de administração e de economia.

O objetivo é formar profissionais habilitados a trabalhar na garantia da eficiência da produção em fábricas e indústrias. Conhecimentos técnicos e gerenciais fazem parte do curso.

+ As atividades do profissional

O campo de atuação do profissional deste curso é amplo. Além de trabalhar em fábricas e indústrias no desenvolvimento das técnicas de produção, o engenheiro de produção pode atuar em consultorias, instituições financeiras e empresas de diferentes setores devido aos conhecimentos em economia, em gestão de pessoas e no gerenciamento administrativo.

Também há campo de atuação em prestadoras de serviço, no planejamento de escalas de trabalho dos profissionais, no setor do controle de qualidade das empresas, na produção química, elétrica, mecânica e de materiais. Um perfil empreendedor e dinâmico é o esperado do engenheiro de produção.

engenharia2-de=producao-gui-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

Uma grade curricular multidisciplinar é a característica do curso em Engenharia de Produção. Além das matérias básicas da Engenharia, como a Matemática e os Conceitos de Informática, o aluno tem aulas de Gestão de Pessoas e Qualidade, Gestão Financeira e Econômica e organização do trabalho. O curso tem duração de 5 anos, com estágio e monografia.

Há duas possibilidades de tecnólogos com formação equivalente ao curso de Engenharia de Produção. Um deles é o curso de Gestão da Produção Industrial, com duração de 3 anos, e enfoque nos processos de fabricação, e o tecnólogo em Gestão da Qualidade, curso de 2 anos, voltado para a rotina de trabalho e processos durante a produção industrial.

+ O mercado de trabalho

Devido à formação, o engenheiro pode trabalhar tanto na indústria como em empresas de diferentes setores, da telecomunicação às finanças. Devido a isso, o campo de atuação do profissional é amplo. O crescimento no setor proporciona uma grande demanda de engenheiros habilitados, e possibilidades de crescimento na carreira.

+ Engenharia de Entretenimento

Uma das áreas em que a demanda por profissionais tem crescido é a Engenharia de Entretenimento. A especialização neste campo teve início na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2007, e compreende uma formação voltada à produção, gerenciamento e avaliação de projetos de produtos de entretenimento. As teorias aplicadas são as da Engenharia de Produção e os profissionais podem atuar em diferentes áreas, como em serviços, gestão de bares e restaurantes, no turismo, com jogos eletrônicos e na produção de filmes e programas televisivos.

Com uma ampla gama de opções, o curso de especialização em Engenharia de Produção em Entretenimento tem em sua matriz curricular disciplinas que objetivam apresentar em detalhes as etapas durante a produção de eventos e de diferentes projetos culturais, envolvendo Artes Cênicas, Música, Cinema, Turismo e Gastronomia, por exemplo.

Entre as matérias do curso, destaque para a “Organização da Produção do Entretenimento”, “Engenharia de Métodos” e “Teoria da Imagem”. O curso de Pós Graduação na Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a duração de 20 meses e as aulas são ministradas no campus da Urca, na capital. A Pontifícia Universidade Católica, a PUC do Rio de Janeiro, também lançou, em 2007, o curso de Pós Graduação em Engenharia de Produção Aplicada ao Entretenimento. Ao final da especialização, é necessária a produção de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

engenharia3-de=producao-gui-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

  • Algumas das faculdades com as melhores avaliações no MEC
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na cidade de São Leopoldo.
  • Universidade Federal de São Carlos, (UFSCar) nas cidades de Sorocaba e São Carlos, em São Paulo
  • Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no Rio de Janeiro.
  • Faculdades com quatro e três estrelas pelo Guia do Estudante
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife
  • Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia

Referências: Guia do Estudante, IG Guia de Profissões, Guia da Carreira, Universia, O Globo

 

 

 

 


publicidade

publicidade