publicidade

publicidade

Engenharia de Sistemas


 engenhariadesistemas2-guia-das-engenharias.jpg + O que é o Curso?

A Engenharia de Sistemas capacita o profissional a trabalhar com sistemas complexos e tecnológicos, de forma a analisar, projetar e integrar sistemas com grande quantidade de componentes e variáveis. Os conhecimentos adquiridos preparam o profissional para trabalhar na área tecnológica complexa de diferentes empresas e setores.

O curso é voltado à especialização do futuro engenheiro, para que ele possa desenvolver e garantir a performance e o suporte aos sistemas, analisando as funcionalidades necessárias dos mesmos, assim como as necessidades do usuário

+ As atividades profissionais

O engenheiro de sistemas encontra oportunidades no setor tecnológico de alta complexidade, em indústrias de diferentes áreas, como na fabricação de aviões, navios e automóveis, no setor de telecomunicações, assim como em empresas e indústrias da informática e eletrônica.

Outra possibilidade é trabalhar em usinas de gás e petróleo, e também em plataformas marítimas de petróleo.

O profissional encontra ainda campo de atuação em consultoria a indústrias, no auxílio a projetos de operações de sistemas complexos.

engenhariadesistemas3-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

A grade curricular do curso inclui física, matemática, muitos cálculos e computação. O ideal é que o estudante, e futuro profissional, tenha afinidade com tecnologia e inteligência computacional. Entre as matérias específicas, destaque para a disciplina de sistemas complexos, processamento de sinais, telecomunicações, fundamentos de ótica e sistemas de automação.

+ O mercado de trabalho

Há demanda por profissionais em diversos setores produtivos que exigem a integração de sistemas tecnológicos. É um setor que será influenciado pela situação econômica do país, mas para o engenheiro de sistemas há diferentes possibilidades na indústria, empresas, usinas e distribuidoras de energia encontradas no país. Há um crescimento do setor na região Nordeste, e os estados do Sudeste continuam a ser destaque na área.

engenhariadesistemas-guia-das-engenharias

+ Faculdades com o Curso

Faculdades reconhecidas pelo MEC:

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na cidade de Montes Claros, Minas Gerais

Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), em Belo Horizonte (Instituição Privada)

Referências: Guia do Estudante, UFMG

 


publicidade

publicidade