publicidade

publicidade

Engenharia de Telecomunicações


 engenhariadetelecomunicacoes-guia-das-engenharias

O que é o curso

A Engenharia de Telecomunicações é voltada para a formação de profissionais que irão trabalhar no planejamento, na operação e manutenção de sistemas de telecomunicação. Com base elétrica e eletrônica, o curso é voltado para a atuação com diferentes sistemas, como de telefonia, de rádio e TV, de computadores e redes sem fio.

O curso de Engenharia de Telecomunicações tem em sua base os fundamentos da Engenharia Elétrica, o que permite, inclusive, a construção de aparelhos de telecomunicação e a manutenção dos sistemas por parte do engenheiro.

+ As atividades do profissional

Além de trabalhar na implantação, operação e manutenção das redes de telecomunicação, o engenheiro também é responsável pelo cabeamento, captação e transmissão de sinais e dados digitais, por fibras óticas e satélites.

Entre as possibilidades de área de atuação, destacam-se empresas que prestam serviços de telecomunicação, voltados para a tecnologia da mobilidade, incluindo a telefonia fixa e móvel, redes de computadores, de transmissão radiofônica e televisiva, e também com o fluxo de dados.

A indústria eletrônica é também um setor com oportunidades para os engenheiros de telecomunicações, justamente pela base de formação. Órgãos públicos e instituições de pesquisas são também campos de atuação possíveis.

engenhariadetelecomunicacoes3-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

Entre as matérias encontradas na grade curricular estão a álgebra, física, desenho, eletrônica, sinais e sistemas, economia e redes de telecomunicações.

O curso de Engenharia de Telecomunicações tem duração de 5 anos, com estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso.Há a possibilidade de formação em um curso tecnólogo, além das diferentes ênfases nos cursos de graduação, alguns deles voltados para redes e sistemas de telecomunicação, outros mais voltados ao planejamento e supervisão dos serviços de telecomunicação.

+ O mercado de trabalho

Com o crescimento do 4G e os avanços tecnológicos, esta é uma carreira com demanda contínua por profissionais, mesmo em tempos de crise. É necessário se qualificar devido à competitividade no mercado e às mudanças constantes em tecnologia.

No Brasil, a região Sudeste e a Zona Franca de Manaus são alguns dos já estabelecidos mercados para os profissionais, e há um crescimento como um todo também na região Norte e Nordeste.

engenhariadetelecomunicacoes2-guia-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

Reconhecidas pelo MEC e avaliadas pelo Guia de Estudante

Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais (foi neste Instituto que teve início a primeira turma de Engenharia de Telecomunicações, em 1965).

Universidade de Brasília (Unb), no Distrito Federal (curso Engenharia de Redes de Comunicação)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Lagoa Nova

Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações)

-===–

Referências: Guia do Estudante, Guia da Carreira, IG Guia de Profissões

 

 


publicidade

publicidade