publicidade

publicidade

Engenharia Elétrica


engenhariaeletrica-guia-das-engenharias

+ O que é o Curso?

O curso de Engenharia Elétrica forma futuros profissionais que irão atuar na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A grade curricular é voltada aos conhecimentos de gestão de sistemas elétricos.

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade levam ao aumento de possibilidades, inclusive nesta área, em que os futuros engenheiros poderão atuar em projetos e estudos de eficiência energética, como de fontes de energia renovável.

+ As atividades do Profissional

O engenheiro eletricista (também conhecido como engenheiro elétrico) tem várias possibilidades de atuação, e em campos bem diferentes de trabalho. Além de trabalhar diretamente com o fornecimento de energia elétrica, em usinas hidrelétricas, termoelétricas, e de geração de energia eólica e solar, o profissional encontra oportunidades na automação em indústrias, no planejamento de estruturas e sistemas elétricos automatizados.

Outro setor em que o profissional formado em Engenharia Elétrica encontra campo para atuação é na Construção Civil, na elaboração de plantas elétricas prévias ao início das obras. O setor de telefonia e telecomunicação também é uma possibilidade, desde a fabricação de aparelhos de telefonia, até a construção de sistemas de transmissão de dados.

Há ainda possibilidades de exercer atividades relacionadas à Engenharia Biomédica, na construção de equipamentos especializados para o setor, assim como na microeletrônica, na instrumentação, no desenho de componentes voltados à programação em computadores, no planejamento de redes de geração de energia e manutenção das redes de alta tensão.

Uma nova possibilidade na área da engenharia elétrica é a contratação de profissionais para trabalharem diretamente na comercialização. Por exemplo, é cada vez mais comum que as empresas contratem os engenheiros para atuarem na mediação de contratos entre os fornecedores de energia elétrica e quem adquire o serviço.

engenhariaeletrica3-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

Entre as matérias da grade curricular do curso de Engenharia Elétrica, além das básicas da Engenharia, como matemática, física e química, destacam-se temas como eletrônica digital, circuitos eletrônicos, sistemas e sinais, teoria eletromagnética aplicada e telecomunicações.

No conteúdo também há matérias relacionadas ao meio ambiente, humanidades e expressão gráfica. O curso na graduação tem duração de 5 anos, e exige estágio e trabalho de conclusão de curso.

Há ainda a possibilidade de formação como tecnólogo em sistemas elétricos, com duração de três anos e meio. Neste curso, o profissional adquire conhecimentos para trabalhar pelo funcionamento de equipamentos elétricos, podendo atuar, por exemplo, em assistências técnicas e na venda de equipamentos e instrumentos energéticos.

+ O mercado de trabalho

O engenheiro eletricista sempre foi bem demandado no mercado. Com o destaque na economia para o setor de energia, e com a necessidade de alternativas na geração de eletricidade, torna-se cada vez mais importante o trabalho de profissionais especializados, e não é incomum que as empresas ainda tenham dificuldades em encontrar engenheiros qualificados nesta área. O avanço da tecnologia e dos recursos em telecomunicação também são responsáveis pela demanda maior por engenheiros eletricistas.

Há oportunidades em empresas do setor privado, desde a atuação com sistemas elétricos até a mediação na comercialização de serviços referentes ao fornecimento de energia elétrica, como também em empresas de telecomunicação e no setor público, em órgãos como agências reguladoras e companhias de energia.

engenhariaeletrica2-guia-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

Instituições recomendadas pelo MEC e com avaliação pelo Guia do Estudante

Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, São Paulo

Referências: Guia do Estudante, Guia da Carreira, IG – Guia de Profissões, G1

 

 

 


publicidade

publicidade