publicidade

publicidade

Engenharia Hídrica


engenhariahidrica-guia-das-engenharias

+ O que é o curso?

O curso de Engenharia Hídrica é voltado para a gestão de recursos hídricos, o aperfeiçoamento e regulação dos sistemas de distribuição de água. O curso é relativamente recente em grande parte das universidades e é direcionado para a formação de profissionais que serão responsáveis também pela elaboração de rede de esgotos, de drenagem e de irrigação.

Com o objetivo de diminuir os impactos negativos ao meio ambiente, como o desperdício de água devido a vazamentos e falhas no sistema, percebemos que o gerenciamento dos recursos hídricos, principalmente em tempos de crises, é extremamente necessário, e o curso de Engenharia Hídrica se torna importante devido à demanda por profissionais habilitados.

+ As atividades do profissional

O engenheiro hídrico tem diferentes opções de atuação no mercado de trabalho. Ele é responsável pelas diversas fases de gestão hídrica, como a captação, transporte, tratamento e distribuição da água.

O profissional pode trabalhar na indústria, na área agrícola, na administração de reservatórios de água e de represas, nos estudos para planejamento e gestão do sistema hídrico, e em atividades relacionadas à irrigação e drenagem de água. Portos e locais que demandem estruturas hidráulicas são também alternativas para os engenheiros hídricos.

engenhariahidrica2-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

Física, matemática e química são as disciplinas básicas da Engenharia. Entre os assuntos específicos do curso e de acordo com cada grade curricular, há aulas de ecologia, hidrologia, utilização de recursos naturais, tratamento de água e esgoto, hidráulica computacional e irrigação.

São previstas atividades de campo durante os cinco anos de curso, assim como estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso.

+ O mercado de trabalho

A constante preocupação com o meio ambiente, a necessidade de utilização consciente da água frente à crise hídrica enfrentada em diversas cidades brasileiras – como em São Paulo – fazem da Engenharia Hídrica um curso promissor, e com boas possibilidades para os futuros profissionais. O setor energético também é uma possibilidade de atuação em crescimento, assim como o trabalho em obras de sistemas de saneamento básico, irrigação e drenagem, em crescimento em diversas regiões do país.

engenhariahidrica3-guia-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre

Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), no Rio Grande do Sul

Referências: Guia do EstudanteBrasil Escola

 

 


publicidade

publicidade