publicidade

publicidade

Engenharia Industrial


  engenhariaindistrail3-gui-das-engenharias.jpg+ O que é o curso?

A Engenharia Industrial é voltada para a formação de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento, instalação de equipamentos e acompanhamento da produção industrial. Diferentes etapas dos processos nas indústrias, do tratamento da matéria-prima até o controle de qualidade, estão incluídos nas atribuições do engenheiro industrial.

Há três opções de habilitações para o estudante: Engenharia Industrial Mecânica, Elétrica ou Madeireira. O objetivo da formação, comum às três, é aprimorar as etapas da produção industrial através da tecnologia e da otimização dos processos, além de capacitar o profissional a realizar estudos de viabilidade técnica e econômica.

+ As atividades do profissional

O profissional da engenharia industrial pode atuar em diferentes áreas da indústria, da produção à manutenção e administração industrial, assim como na garantia de qualidade durante o processo produtivo e no gerenciamento da mão de obra.

Além de indústrias, também há demanda por profissionais em organizações governamentais e institutos de pesquisa. E de acordo com a habilitação, o profissional encontra diferentes opções de área de atuação. Para os formados em Engenharia Industrial Madeireira é possível trabalhar em organizações extrativistas, enquanto que os profissionais da Engenharia Industrial Mecânica ou Elétrica, com seus conhecimentos, podem atuar na automação industrial e em empresas de diferentes setores.

engenhariaindistrail-gui-das-engenharias

+ As matérias do curso

Além das matérias gerais comuns à Engenharia, como a Física, Matemática, Informática e Química, há assuntos voltados ao perfil gerencial e empreendedor do profissional, como Economia, Administração, e Psicologia aplicada ao trabalho.

A grade curricular varia de acordo com a habilitação escolhida pelo futuro engenheiro, podendo abarcar assuntos como Estruturas Mecânicas e Automação Industrial (Engenharia Industrial Mecânica), Máquinas Elétricas e Eletrônica Digital (Elétrica) e Energia da Biomassa Florestal e Tecnologia da Madeira (Madeireira).

O curso tem duração de 5 anos, com estágio e trabalho de conclusão de curso obrigatórios.

+ O mercado de trabalho

Mesmo em tempos de crise, pela amplitude de áreas e indústrias em que este profissional pode atuar, há uma boa demanda por engenheiros industriais, das três habilitações. Os setores voltados às telecomunicações e à geração de energia também representam oportunidades em crescimento.

Além das indústrias do Sul e Sudeste, há demanda para o trabalho habilitado deste profissional no interior do país, principalmente relacionado à extração responsável da madeira (oportunidade para os engenheiros industriais madeireiros).

engenhariaindistrail2-gui-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o Curso

Entre os cursos avaliados pelo MEC e pelo Guia do Estudante, destacam-se os seguintes:

  • Engenharia Industrial na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Abaetetuba;

  • Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba;

  • Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na cidade de Itapeva, em São Paulo;

  • Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Alegre.

  • Engenharia Industrial Mecânica e Engenharia Industrial Elétrica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Salvador;

 

Referências: Guia do Estudante, Mundo Vestibular, IG Guia de Profissões, UFPA

 

 

 


publicidade

publicidade