publicidade

publicidade

Engenharia Mecatrônica


engenhariamecatronica-guia-das-engenharias  + O que é o curso

A Engenharia Mecatrônica é a área relacionada à automação industrial e que forma profissionais com uma forte base da Engenharia Mecânica, com a junção de conhecimentos na Engenharia Elétrica e em Computação. O objetivo é habilitar os futuros engenheiros a atuarem no gerenciamento da produção industrial através de computadores.

É um curso multidisciplinar e com atuação forte perante as transformações tecnológicas e a constante modernização das empresas e indústrias.

+ As atividades do profissional

O engenheiro mecatrônico poderá atuar na indústria, na implantação, operacionalização, implementação e gerenciamento de máquinas e softwares, garantindo a automação industrial.

Com seus conhecimentos, pode também atuar na automação robótica, comercial e domótica (voltada à eficiência dos afazeres domésticos), além da possibilidade de projetar equipamentos para áreas em expansão na medicina e na biotecnologia.

O profissional encontra oportunidades em empresas de automação industrial, na indústria de alta complexidade, na indústria robótica e também na indústria automobilística e metalúrgica.

Espera-se um profissional dinâmico, atento às inovações e que procure constantemente especializações na área.

engenhariamecatronica2-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

A base do curso nos primeiros períodos faz uma junção entre a física, o cálculo, a álgebra, a química e a computação. Posteriormente, o estudante terá matérias que variam de acordo com a universidade, mas que estão relacionadas aos seguintes temas: introdução à manufatura mecânica, sistemas dinâmicos para mecatrônica, controle e automação, elementos de máquinas e processamento de sinais

O curso tem a duração de 5 anos, com estágio e trabalho de conclusão de curso obrigatórios. Os futuros profissionais também encontram oportunidade na carreira tecnológica, com duração de 3 anos, e que possibilita ao profissional o trabalho com máquinas e equipamentos na linha de produção das indústrias.

+ O mercado de trabalho

A demanda por profissionais é crescente, mesmo em tempos de dificuldade econômica, uma vez que se faz necessária a constante modernização das indústrias. As principais regiões com atração de mão de obra especializada são ainda o Sudeste e o Sul do país, mas há também um aquecimento do setor no Nordeste e em outras regiões brasileiras, como na Zona Franca, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste.

engenhariamecatronica3-guia-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

Universidade de Brasília (Unb), no Distrito Federal

Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais

Universidade de São Paulo (USP), na Escola Politécnica em São Paulo e na Escola de Engenharia de São Carlos

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal

Referências: Guia da Carreira, IG Guia de Profissões, Guia do Estudante, UFU

 

 


publicidade

publicidade