publicidade

publicidade

Engenharia Metalúrgica


engenhariametalurgica-guia-das-engenharias  + O que é o curso?

O curso de Engenharia Metalúrgica compreende os conhecimentos necessários para a transformação de minérios em metais e ligas metálicas. Cabe aos futuros profissionais a responsabilidade pelo gerenciamento de projetos de tratamento e produção de metais, verificando o processo mais indicado de acordo com as propriedades de cada metal, assim como a análise e seleção dos materiais, de forma a garantir a correta utilização destes.

+ As atividades do profissional

O engenheiro metalúrgico encontra oportunidades em diferentes áreas de atuação, principalmente nas indústrias de base, no setor da metalurgia.

Cabe ao profissional a elaboração de ligas metálicas, assim como o trabalho no processo de purificação dos minerais. O formado em Engenharia Metalúrgica trabalha em todas as etapas do processo de transformação dos minérios em metais: extração, refino e adequação do produto resultante à finalidade esperada.

É possível encontrar oportunidades em empresas e indústrias de das áreas técnica, comercial e laboratorial.

engenhariametalurgica2-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

Além das matérias fundamentais da Engenharia, como Matemática, Química e Física, estão previstas, com variações de acordo com a universidade, as seguintes matérias específicas: beneficiamento de minérios, hidrometalurgia, siderurgia, metalurgia física, materiais e meio ambiente, metalurgia extrativa, soldagem e junção de materiais.

O curso de graduação dura 5 anos, com estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso obrigatórios. Para os estudantes que optarem por uma graduação tecnológica, há a opção do curso de Processos Metalúrgicos, em que o tecnólogo adquire conhecimentos durante 3 anos para planejar, executar e supervisionar processos industriais na área da metalurgia.

+ O mercado de trabalho

Este é um ramo da Engenharia que tem uma relação direta com o período econômico pelo qual o país passa. Há uma ligação com as exportações do país, e por isso já foi apontado como um setor em retração.

Pelo histórico do país na produção e exportação de minérios, e mesmo tendo sido bastante afetada pela crise econômica, esta é uma carreira sempre com potenciais de contratação, e que demanda profissionais especializados e em constante atualização. As regiões Sul e Sudeste são as que ainda mais contratam profissionais da Engenharia Metalúrgica.

engenhariametalurgica3-guia-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro

Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre

Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo

Referências: Guia do Estudante, Guia da Carreira, IG- Guia de Profissões

 

 


publicidade

publicidade