publicidade

publicidade

Engenharia Nuclear


 engenharianuclear2-guia-das-engenharias.jpg

+ O que é o Curso?

Diferentes setores, relacionados à energia nuclear, fazem parte deste curso. A exploração de minerais para a produção de energia, o trabalho voltado à geração e aplicação de energia nuclear e a utilização das radiações nucleares na Medicina, na conservação de alimentos e até mesmo na preservação de obras de arte são alguns dos exemplos de atividades previstas para os profissionais que optam pelo curso de Engenharia Nuclear.

+ As atividades do Profissional

O engenheiro nuclear pode trabalhar em laboratórios, em usinas nucleares, na implantação e operações de reatores, assim como no desenvolvimento, supervisão e manutenção de equipamentos que utilizam a radiação nuclear, como no campo da Medicina. O profissional também pode trabalhar com pesquisa e em universidades e órgãos públicos, em funções relativas à Engenharia Nuclear.

Para trabalhar nesta área, o ideal é que o profissional tenha algumas características próprias, como ser extremamente meticuloso e detalhista.

engenharianuclear-guia-das-engenharias

+ As matérias do curso

Entre as matérias básicas do curso de Engenharia Nuclear, além das Ciências Exatas comuns aos cursos de Engenharia, destacam-se: Física Nuclear, Engenharia de Reatores, Segurança de Centrais Nucleares, Mecânica de Fluídos e Moderação de Nêutrons.

O curso tem duração de 5 anos, com variações curriculares de acordo com a universidade. Há o curso de Engenharia Nuclear e curso com ênfase nesta área da Engenharia. O curso de Engenharia da Energia, da Universidade Federal do ABC (em Santo André, SP), tem matérias com ênfase na energia nuclear.

São obrigatórias a apresentação de trabalho de conclusão de curso e a realização de estágio.

+ O mercado de trabalho

O mercado de trabalho está aquecido, e há uma grande demanda de profissionais, tanto no setor público como no setor privado, haja vista a ainda baixa procura por esta formação.

O estado com mais oportunidades – tanto de cursos, como de postos de trabalho – é o Rio de Janeiro.

engenharianuclear3-guia-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

Curso de Engenharia Nuclear – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro

Curso de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Nuclear – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em Nova Friburgo

Referências: Guia do Estudante, Guia da Carreira, Mundo Vestibular

 


publicidade

publicidade