publicidade

publicidade

Engenharia Têxtil


engenhariatexti2l-guia-das-engenharias.jpg  + O que é o curso?

O curso de Engenharia têxtil é o estudo voltado para toda a cadeia produtiva da indústria têxtil, desde a fabricação dos fios até a finalização das peças de vestuário. O objetivo do curso é formar profissionais habilitados para trabalhar com os equipamentos utilizados na produção de roupas, ou seja, na parte técnica, desde o projeto, passando pelo desenvolvimento, até o monitoramento dos processos e materiais empregados.

+ As atividades do profissional

O engenheiro formado neste curso pode trabalhar nas fábricas têxteis, em todos os processos da cadeia produtiva. Há também oportunidades na pesquisa e no planejamento de projetos voltados para a produção têxtil.

Também é possível, com conhecimentos em marketing e gestão, atuar na coordenação do trabalho técnico dos operários em fábricas e na assessoria às empresas têxteis na relação com os clientes e fornecedores.

No Brasil, a maior parte das oportunidades concentra-se nas regiões Sudeste e Sul – principalmente em Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina – já com crescimento em outras regiões, como no estado do Ceará, no nordeste.

engenhariatextil-guia-das-engenharias

+ As matérias do curso

Na grade curricular, além das disciplinas básicas da Engenharia – matemática, física e química – , estão previstas matérias direcionadas à área específica de estudo. Tecnologia têxtil, composição de fios e tecidos, tecnologia de tinturaria, controle químico da qualidade têxtil, estudo dos sistemas térmicos e estudo de tecidos são alguns dos exemplos.

O curso tem duração de 5 anos, com estágio e trabalho de conclusão de curso. O curso de Produção Têxtil é o similar, em formação como tecnólogo. A diferença é a duração, neste caso, de 3 anos, e com foco na fabricação de tecidos. A atuação deste profissional acontece geralmente em parceria com engenheiros, na automação industrial.

+ O mercado de trabalho

O curso de Engenharia Têxtil, que décadas atrás foi criado com base na demanda das indústrias do setor, é uma boa possibilidade para os profissionais em um mercado que está em constante mudança – com inovação tecnológica e a necessidade de atualização e criatividade frente à concorrência com a indústria chinesa. A utilização da nanotecnologia e de polímeros aquece o mercado, e representa mais uma opção para os formados nesta área.

engenhariatextil3-guia-das-engenharias.jpg

+ As faculdades com o curso

Confira quais são as faculdades com boa avaliação do MEC e Guia do Estudante, onde é possível encontrar o curso de Engenharia Têxtil:

SENAI CETIQT, no Rio de Janeiro

Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Rio Grande do Norte

Centro Universitário da FEI, em São Paulo

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Blumenau

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Apucarana

Referências: Guia do Estudante, IG Guia de Profissões, SENAI, FEI

 

 

 

 


publicidade

publicidade