Engenheiros e o etanol

4 Flares 4 Flares ×

O MERCADO SUCROALCOOLEIRO, que é o berço de uma das mais revolucionárias soluções energéticas em vista – o etanol –  é um grande captador de engenheiros:

- mecânicos e eletricistas, principalmente para quem estiver pensando em se especializar em energia;

- químicos e de produção, por possuírem conhecimento em processamento industrial;

- agrônomos e agrícolas, por ser naturalmente uma área de atuação chave deles;

- outros.

Esse vídeo é do projeto “Etanol sem Fronteiras”, da PETROBRAS, e mostra a usina de álcool em que eu trabalhei como analista de custos em Motomecanização, a TOTAL Agroindústria Canavieira S/A, em Bambuí (MG).

Ele mostra o início do processo, mas no canal da Petrobras no YouTube tem mais outros com a parte industrial, que eu considero mais interessante…

Rafael Tadeu de Matos Ribeiro

Estudante e pesquisador do curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Arizona State University (ASU). É Fellowship Director da Kairos Society Brasil, uma organização de jovens líderes e empreendedores de alcance mundial. Presidente e Fundador da LENGA, a primeira liga de empreendedorismo para estudantes de engenharia do Brasil. Foi membro honorario e ex-presidente do Grupo PET (Programa de Educação Tutorial) - "Materiais e Inovação Tecnológica". Ajudou a fundar e foi o primeiro secretário de comunicação da ONG Engenheiros Sem Fronteiras - núcleo São João del Rei. Foi professor no curso pré-vestibular comunitário da Associação Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Social (ABADS), em São João del-Rei. Estagiou por um ano no departamento de Aerodinâmica do grupo "Trem Ki Voa" de Aero Design da UFSJ. Trabalhou como analista de custos e assistente administrativo em uma usina sucroalcooleira. Possui grau técnico em Administração de Empresas pela Escola Técnica de Formação Gerencial - ETFG/Sebrae/Arcos-MG, instituição pela qual venceu dois grandes projetos de criação empreendedora, o Projeto Tutoria (2007) e o Projeto Vitrine (2009). É sócio-aspirante da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).