publicidade

publicidade

Especialistas afirmam que visão de raio X para humanos será uma realidade em 5 anos


Há alguns anos, a IBM reúne especialistas para participar de uma série de previsões audaciosas chamada 5 in 5. Nela, os convidados palpitam sobre as inovações tecnológicas que poderiam mudar nossa vida nos próximos cinco anos, descrevendo como as pesquisa andam atualmente e como podem ser desenvolvidas e aplicadas no futuro.

Cada série tem um tema. Para a edição de 2017, os especialistas tiveram que dissertar sobre Tornando o invisível visível. Uma das teorias, no entanto, consegue chamar mais atenção: hyperimaging e inteligência artificial nos dará visão de super-heróis.

“Novos dispositivos de imagem usando tecnologia de hyperimaging e IA nos ajudarão a enxergar além do domínio da luz, ao combinar várias bandas do espectro eletromagnético para revelar insights valiosos ou perigos potenciais, que de outra forma seriam desconhecidos ou ocultos à nossa visão”, revela a IBM.

Especialistas afirmam que esta imagem poderá se tornar realidade (Foto: io9)

O que existe hoje

Segundo os especialistas da empresa, esses dispositivos futurísticos serão portáteis e acessíveis, tanto para o bolso como para o uso, dando-nos a capacidade de ter uma visão de raio X do Superman. Se você acha isso um tanto quanto impossível, basta pensar nos scanners de aeroportos ou nos equipamentos utilizados para exames médicos.

Essa tecnologia captura imagens dentro de determinados intervalos de comprimentos de onda. No entanto, esses dispositivos estão longe de serem práticos ou acessíveis para o público em geral. O que alguns pesquisadores estão fazendo é trazer mais do espectro eletromagnético para o dia a dia de pessoas comuns.

Protótipo do radar de imagens de ondas milimétricas (Foto: Carl De Torres, StoryTK for IBM Research)

Como será no futuro

Os especialistas preveem que, em cinco anos, o acesso a esses dispositivos portáteis de imagem será uma realidade, possibilitando o mapeamento de imagens sobre o espectro eletromagnético maior, melhorando a percepção. Imagine poder ver imagens de microondas, ondas milimétricas e infravermelhas!

Outra boa notícia é que as aplicações para essa tecnologia são ilimitadas: uma pessoa daltônica, que não consegue distinguir a cor laranja, finalmente poderá saber como ela é ou um motorista que dirige em uma estrada com baixa visibilidade poderá enxergá-la melhor e em tempo real.

Pesquisadores da IBM que pretendem tornar a visão de raio X uma realidade em breve (Foto: IBM)

Fontes: 5 in 5, IBM Research Blog e Mashable.


publicidade

publicidade