publicidade

publicidade

Essas empresas estão fazendo sucesso por transformar uma bike comum em elétrica


Ter uma bicicleta elétrica é o sonho de muito gente. Mas, infelizmente, esse é um desejo caro de ser realizado, já que dificilmente você encontrará um modelo por menos de R$ 3 mil reais.

A boa notícia é que algumas empresas estão investindo em negócios que ajudam a transformar bikes comuns em modelos elétricos. Uma delas é a FlyKly, que já mostramos aqui no Blog da Engenharia: ela criou uma roda eletrônica que recarrega ao descer uma ladeira ou ao ser conectada a uma tomada.

Agora, outra companhia aposta na conversão de bicicleta elétrica: a UrbanX. Para isso, ela criou uma campanha no Kickstarter para alcançar 50 mil dólares. A ideia foi tão bem sucedida que já ultrapassou 630 mil dólares, com o suporte de mais de 1.200 usuários.

A roda acrescenta apenas 7 quilos a uma bicicleta comum

Futuro elétrico

A ideia por trás da UrbanX é substituir a roda dianteira da bicicleta pelo modelo criado pela empresa. Com o equipamento, o ciclista conseguirá percorrer 48 quilômetros a uma velocidade média de 30 km/h. Outra vantagem é que a roda é muito mais leve do que outras bikes elétricas.

Enquanto uma bicicleta elétrica costuma pesar entre 30 e 40 quilos, a roda da UrbanX acrescenta apenas 7 quilos à sua bike. Isso inclui o motor, a bateria, os raios, o aro e o pneu.

Detalhe da roda da UrbanX

Quem já encomendou a roda elétrica pelo crowdfunding deve recebê-la a partir de julho. A versão Eco Throttle está custando 299 dólares. Já o modelo superior, o UrbanX Booster, sai por 529 dólares e inclui uma bateria extra. Este último tem mais potência e alcança velocidade maior.

A empresa garante que a instalação é muito fácil e leva menos de um minuto. As baterias podem ser trocadas com um simples clique e, para alterar do modo elétrico para o tradicional, é só apertar o acelerador.

O acelerador é um equipamento opcional

Fotos: UrbanX. Fonte: Yahoo! Tech e UrbanX


publicidade

publicidade