publicidade

publicidade

Feira CES 2017 apresenta gadgets vestíveis para quem quer monitorar a saúde


Gadgets vestíveis não são exatamente uma novidade. Basta lembrar do Google Glass e do iWatch, da Apple, só para mencionar os itens que mais causaram burburinho nos últimos anos, embora não tenham convencido muitos consumidores a desembolsar algumas centenas de dólares para adquiri-los.

Mas a tendência é que o mercado seja invadido por produtos de tecnologia vestível cada vez menores e com diversos propósitos, como um anel inteligente para monitorar atividades físicas e um bracelete que mede o nível alcoólico do usuário, ambos apresentados durante a feira CES 2017. Confira abaixo.

Saúde & Fitness

gadgets_vestiveis_motiv_02_blog-da-engenharia
Motiv é um anel inteligente que monitora a saúde e as metas de bem-estar do usuário (Foto: Motiv)

O Motiv é um anel que promete substituir as pulseiras inteligentes, que monitoram o rendimento durante as atividades físicas. Feito de titânio, o gadget é discreto e possui três sensores, que medem a frequência cardíaca, inclusive em repouso, a distância percorrida e a velocidade média, além de informar a quantidade de calorias perdidas.

Impermeável até cinco metros de profundidade, pode ser usado em atividades na piscina, monitorando a saúde e o rendimento até debaixo d’água. O aplicativo complementar, assim como em outros gadgets vestíveis, fornece feedback personalizado e metas, seja durante nos exercícios como no período de sono.

gadgets_vestiveis_motiv_01_blog-da-engenharia
A bateria do gadget dura de 3 a 5 dias, podendo ser recarregada na saída USB de notebooks (Foto: Motiv)

Segundo os desenvolvedores do Motiv, sua bateria pode durar entre três e cinco dias, dependendo do uso. Aliás, embora existam outros anéis inteligentes no mercado, este é considerado o mais avançado, já que a maioria deles é uma extensão do smartphone e não apresenta recursos adicionais. 

Em pré-venda, o anel custa 199 dólares e será lançado para sistema iOS e, posteriormente, Android. Vale destacar que o Motiv foi destaque na CES 2017, maior feira de eletrônicos do mundo, em Las Vegas, sendo considerado a melhor inovação em tecnologia vestível.

Substituto do bafômetro?

gadgets_vestiveis_proof_01_blog-da-engenharia
O bracelete Proof monitora o nível alcoólico através da pele do usuário (Foto: Proof)

Também apresentado durante a CES 2017, o bracelete Proof parece uma pulseira fitness. Só que, ao invés de medir a velocidade e rastrear os movimentos do usuário, ele monitora o nível alcoólico, identificando moléculas de álcool através da pele.

Segundo os desenvolvedores, um sensor eletroquímico baseado em enzimas converte o álcool em uma corrente elétrica, exibindo o nível de álcool no sangue por meio de um aplicativo instalado no smartphone. O bracelete utiliza cartuchos descartáveis, que garantem um monitoramento confiável por mais de 12 horas.

gadgets_vestiveis_proof_02_blog-da-engenharia
As informações sobre o nível de álcool no sangue são enviadas a um aplicativo instalado no smartphone (Foto: Proof)

Com investimento de 100 mil dólares do Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos, e após dois anos de desenvolvimento, o Proof consegue ter desempenho semelhante ao do bafômetro. Ele deve ser lançado este ano, por meio de uma campanha de financiamento coletivo, com valor entre 100 e 150 dólares.

Fontes: Mashable, Motiv, Proof e Tecmundo.


publicidade

publicidade