publicidade

publicidade

Engenharia de Software


engenharia-de-software-guia-das-engenharias

+ O que é o curso?

A Engenharia de Software é o curso voltado ao desenvolvimento e aprimoramento de programas computacionais, com o objetivo de garantir uma maior eficiência e produtividade. O profissional formado nesta área também adquire conhecimentos para a manutenção de sistemas de software, integração entre hardware e software, além da gerência de projetos.

Em um primeiro momento, a Engenharia de Software pode ser comparada à Ciência da Computação. A diferença básica entre os dois cursos de graduação é que o curso de Engenharia está relacionado à parte prática dos processos de desenvolvimento e manutenção de programas, enquanto a Ciência da Computação refere-se aos fundamentos teóricos necessários nos processos em que o computador é utilizado, ou seja, desde o desenvolvimento de modelos matemáticos à elaboração de programas de informática.

+ As atividades do profissional

Os engenheiros de software têm diferentes oportunidades de atuação, como no desenvolvimento de softwares, de novas tecnologias e bancos de dados para as empresas, além da implementação de sistemas de apoio à medicina e à educação.

Há ainda oportunidades na carreira acadêmica, em centros de pesquisa, em empresas privadas, públicas, em órgãos governamentais e ONGs.

engenharia2-de-software-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

A duração do curso varia conforme a universidade, e está entre os 4 e 5 anos. Além das matérias básicas da Engenharia, como Matemática, Física e Informática – esta última com um peso ainda maior neste curso – há matérias específicas para esta formação, como: método de desenvolvimento de software, sistema operacional, software para web, linguagens de programação e arquitetura de software.

+ O mercado de trabalho

Com o avanço da tecnologia e sua importância cada vez maior para as empresas, sejam elas privadas ou públicas, o engenheiro de software, por suas atribuições, encontra oportunidades em empresas de diferentes setores. O profissional pode trabalhar no desenvolvimento de atividades das organizações, relacionadas, por exemplo, à administração de gestão de novos projetos.

Grande parte das oportunidades está distribuída entre as cidades com um avançado desenvolvimento industrial e comercial, como os estados do Sudeste, do Nordeste e também no Distrito Federal, que vêm se destacando como uma das regiões que mais produz softwares.

engenharia3-de-software-guia-das-engenharias.jpg

+ As faculdades com o curso

Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia

Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal

Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Itacoatiara

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal

Referências: Guia do Estudante, UnB

 

 


publicidade

publicidade