publicidade

publicidade

Lâmpada inteligente reproduz a sensação de luz natural (e promete melhorar a sua qualidade de vida)


Lâmpadas inteligentes não são novidade. Mas a linha Helia, da startup californiana Soraa, é diferente: ela recria a sensação de luz natural. De LED, ela possui um sensor que emite luz azul brilhante pela manhã, quando as pessoas geralmente acordam, e reduz lentamente a quantidade de luz até o horário do pôr do sol, eliminando esse brilho por completo.

Sabe-se que a luz azul emitida pela tela de smartphones, tablets, notebooks e aparelhos de TV prejudica o sono, enquanto as lâmpadas inteligentes facilitam as atividades antes de dormir, quando nossos olhos e cérebro já estão cansados.

A linha Helia, da Soraa, é a primeira da empresa que será comercializada para consumidores comuns

Embora seja parecida com o Night Shift, da Apple, os fabricantes garantem que o diferencial está no espectro que elimina completamente a luz azul. Enquanto o gadget da Apple altera a temperatura da cor do monitor para tornar a luz mais quente à noite, a lâmpada da Soraa evita a luz alaranjada.

Por outro lado, a luz emitida pela lâmpada inteligente também não tem o mesmo brilho branco de um LED regular. Basta comparar os dois produtos, lado a lado, para notar a diferença: a luz da Helia é mais suave e ofusca menos a vista.

Os criadores da lâmpada inteligente afirmam que ela é mais saudável do que outros produtos do mercado

Alto investimento

A linha da Soraa não utiliza Wi-Fi, como os outros modelos do mercado, mas é controlada por aplicativos que possibilitam definir uma programação personalizada e independente dos horários de nascer e pôr do sol. Além disso, a empresa afirma que pesquisas sobre a influência de suas lâmpadas nos padrões de sono dos usuários estão apresentando resultados positivos.

As vantagens da lâmpada inteligente são refletidas no valor final para o consumidor: 49,95 dólares cada unidade. Acrescente 29,95 dólares se quiser um item adicional que permite à lâmpada acender automaticamente ao detectar movimento no ambiente. Ou ainda, por 49,95 dólares tenha um acessório para controlar as luzes remotamente e se conectar a serviços como Alexa e IFTTT.

Acima, o item adicional que permite à lâmpada acender automaticamente ao detectar movimento

Fotos: Soraa. Fontes: HeliaMashable e The Verge.


publicidade

publicidade