publicidade

publicidade

Lição de vida: conheça os 9 hábitos das pessoas mentalmente fortes


Thomas Edison. (Céditos: edukavita.blogspot.com.br).
Thomas Edison (Céditos: edukavita.blogspot.com.br)

O que torna uma pessoa mentalmente forte? Vejamos esse exemplo: Thomas Edison teve seu laboratório destruído depois de um incêndio em 1914. Foram muitos prejuízos e anos de trabalho perdido. Ao invés de ficar apenas se lamentando, ele decidiu encarar aquilo como uma oportunidade de revisar e repensar tudo o que havia criado.

“Em um mundo que não controlamos, a tolerância é obviamente um bem”, disse Ryan Holiday, autor de The Obstacle Is The Way. Holiday se refere a força mental, algo que Edison tinha de sobra. Essa força é a razão pela qual algumas pessoas são capazes de superar qualquer obstáculo, enquanto outras desistem diante das frustrações.

A capacidade de lidar com emoções e situações difíceis é um indicador importante do nosso sucesso e felicidade. As pessoas mais capazes neste sentido transformam obstáculos em fontes de crescimento, inspiração e oportunidade.

Créditos: Reprodução.

+Os 9 hábitos

Nesse artigo, estudaremos as estratégias que pessoas mentalmente fortes utilizam para superar as derrotas e que podem ajudar você a atravessar qualquer desafio. Separamos 9 hábitos das pessoas mentalmente fortes. São eles:

  • Elas veem as coisas objetivamente – Cabe a nós procurar maneiras de superar as derrotas buscando persistir naquele plano que fracassou. Desistir é uma palavra que, para pessoas determinadas e com foco, não existe. A maneira como percebemos uma situação tem um poder enorme de nos ajudar ou nos atrapalhar. Muitas vezes reagimos com um certo pessimismo diante de algumas situações, quando na realidade a chave para superar um obstáculo é ver as coisas objetivamente.

 

  • Elas não se acham “no direito” – Todos nós merecemos a felicidade, mas não podemos ter uma vida isenta de obstáculos. Agir como se fosse um direito – achar que devemos ter o que queremos a maior parte do tempo – dificulta a vida na hora de encarar os desafios quando eles nos pegam de surpresa. Pessoas mentalmente fortes reconhecem que a vida pode sair dos trilhos a qualquer momento e não ocupam seu tempo se vitimizando por acontecer coisas que elas não gostariam que acontecesse.

 

  • Elas mantém a calma – A estabilidade emocional é a capacidade de manter a cabeça fria e em ordem. Isso é algo importantíssimo, ainda mais na hora de lidar com situações adversas. Felizmente com o passar dos anos, a nossa estabilidade emocional tende a aumentar.

 

  • Elas não aspiram a felicidade todo tempo – O pesquisador australiano Hugh Mackay argumenta que nossa obsessão cultural com a felicidade pode ser perigosa e que, ao invés de se preocupar em sermos felizes, deveríamos na verdade nos preocupar em sermos completos. “A ideia de que tudo que fazemos é buscar a felicidade me parece realmente perigosa e tem uma doença contemporânea na sociedade ocidental, que é o medo da tristeza“, escreve Mackay em The Good Life.
Hugh Mackay. (Créditos: www.abc.net.au).
Hugh Mackay. (Créditos: www.abc.net.au).
  • Elas são otimistas realistas – Elas estão acostumadas a se levantar depois de uma queda. Em vez de ficarem aflitas e desesperadas, elas aproveitam a oportunidade para encontrar uma solução criativa para o problema, pois são otimistas realistas, o que lhes dá a motivação e o pensamento crítico exigido para obter as soluções criativas.

 

  • Elas vivem o presente – Estar no presente, ao invés de apenas olhar para o passado ou ter pensamentos apenas no futuro, permite ver as coisas como elas realmente são.

 

  • Elas são persistentes na busca de seus objetivos – Todos nós de alguma forma já ouvimos alguma história de pessoas bem sucedidas que superaram grandes dificuldades. Elas levam consigo em seu dia-a-dia o que chamamos de obstinação. A obstinação é ter resistência, é não abrir mão da luta para tornar aquele sonho em realidade.

 

  • Elas sabem quando é hora de “deixar pra lá” – Uma pessoa forte pode dizer para si mesma: “tentei de tudo e agora tenho a consciência que posso desistir”, diz Holiday. Reconhecer que você controla somente suas ações, e não o resultado delas, é tão importante quanto preservar. Aceitar esse fato nos permite abrir mão das coisas que estão além do nosso alcance.
Ryan Holiday. (Créditos: nathanlatka.com).
Ryan Holiday. (Créditos: nathanlatka.com).
  • Elas amam suas vidas – Holiday explica que você pode encontrar a felicidade não apenas aceitando tudo, mas abraçando as coisas que acontecem com você. Pessoas mentalmente fortes são gratas pelos obstáculos que surgiram no decorrer de sua caminhada. Elas acreditam que não existe caminho sem obstáculos e que tudo na vida exige esforço e trabalho duro.
Exerça sua mente. Torne-se mentalmente forte. (Créditos: www.grupolet.com).
Exerça sua mente. Torne-se mentalmente forte. (Créditos: www.grupolet.com).

Sendo assim, evite reclamar todo tempo. Busque seus objetivos, mesmo que eles pareçam impossíveis de alcançar. Entenda que depois de uma jornada difícil, existe uma longa caminhada de realização. 🙂

Referência: Huffpost.


publicidade

publicidade