publicidade

publicidade

Lista BDE: as 10 maiores obras de engenharia do mundo


Algum palpite de quais as 10 maiores obras de engenharia do mundo? O Blog da Engenharia preparou uma lista que mostra quais são elas. São vários projetos incríveis, que mostram o avanço do homem e da nossa tão amada profissão. Confira!

10 – Estação Espacial Internacional

Os americanos iniciaram os trabalhos na estação espacial em 1998, que esteve em operação desde novembro de 2000. A Estação Espacial Internacional (ISS) leva esse nome porque mais de 15 nações estão no programa.

A ISS é o maior projeto espacial até agora realizado e possui uma instalação de pesquisa de 400 km acima da Terra por um conjunto de agências espaciais de 16 países.

Na ISS os cientistas produzem experimentos e desenvolvem pesquisas impossíveis de serem realizadas na Terra, com o objetivo de, a longo prazo, explorar o espaço e avançar nos estudos de como os humanos poderão viver e trabalhar fora do planeta. 

9 – Hidrelétrica das Três Gargantas

Considerada o maior projeto de engenharia da China desde a Grande Muralha, a Hidrelétrica das Três Gargantas é a maior do mundo com 2335 metros de extensão e 181 de altura.

A barragem também foi criada para produzir cerca de 10% do fornecimento de eletricidade do país.

8- Big Dig

O projeto de rodovia, localizado em Boston, é a obra mais cara dos Estados Unidos e também um dos mais complicados do mundo.

O trabalho transformou a estrada Interstate 93 em um túnel de 5,6 km sobre a cidade, e construiu o túnel Ted Willians. O projeto também reorganiza séculos de gás, água, telefones elétricos e linhas de cabo na estrada, no coração de Boston. Um dos desafios é mudar a principal rota de trânsito da cidade com espaço verde e parques públicos.

7- Repositório de Resíduo Nuclear da Montanha Yucca

A proposta é armazenar resíduos nucleares que está atualmente sendo guardado em mais de 121 locais em torno dos EUA. Já foram gastos aproximadamente US$ 9 milhões.

6 – Canal Dubai

O Canal Árabe está trabalhando para finalizar o restante do projeto que envolve a água no deserto de Dubai, dessa forma seria o maior canal do mundo com 74 mil km de comprimento, trazendo água para o interior para criar um oásis de deserto planejado ao longo das margens do canal.

5- Canal do Panamá

Chamado de oitava maravilha do mundo, o Canal do Panamá impactou as rotas comerciais entre o Oceano Pacífico e o Atlântico. Um atalho também foi criado através do Istmo do Panamá, que está 50 milhas, em seu ponto mais largo deste canal.

Com isso, o tempo de viagem dos navios de carga diminui praticamente pela metade.

4- Caminho através do estreito de Bering

Já imaginou uma ponte ligando a Europa e América do Norte? Essa ideia foi pensada por Czar Nicholas II na Primeira Guerra Mundial e está ganhando forma por meio de um túnel que permitiria a passagem entre os dois continentes, partindo do Alaska (EUA) até a Sibéria (Rússia).

Os países possivelmente envolvidos possuem outras prioridades, mas o projeto continua em discussão com a previsão de 80 km de túnel.

3- Trem Transatlântico

O Trem Transatlântico permitiria viajar de Nova York para Londres em menos de uma hora. A proposta é  percorrer a 6500 km por hora ao longo do túnel oceânico em 54 minutos, porém há complicações que devem ser trabalhadas, sem falar no custo alto, que chega a 100 bilhões de dólares.

2- Sistema de Metrô de New York

O sistema de metro de Nova York é considerado o maior sistema de metro nos EUA e o quarto maior do mundo. Ele funciona 24 horas por dia em todos os dias do ano, com cerca de 6500 carros em 1100 km de trilhos.

1 – Sky Cities

A criação conceito é de um espaço residencial e comercial que soluciona a previsão de superlotação das grandes metrópoles. A engenharia futurista propõe edifícios modernos que se ergueriam sobre a terra. A maior proposta é que a cidade cresça pelo céu, já que os metros atuais ocupam o subsolo.

E aí? Ficou faltando aqui algum projeto incrível? Compartilhe conosco.


publicidade

publicidade