publicidade

publicidade

Mais leve e com maior autonomia: veja como será o snorkel do futuro


Mergulhar com snorkel que proporciona maior autonomia está cada vez mais fácil. Exemplos disso são dois equipamentos recentemente apresentados que possibilitam passar um bom tempo debaixo da água sem precisar carregar equipamentos caros e pesados.

Uma dessas novidades é o Scorkl. Desenvolvido em Melbourne, na Austrália, o equipamento torna o ato de respirar debaixo d’água mais acessível. Ele foi fabricado com as mesmas especificações e padrões de um cilindro de mergulho normal e exige apenas que o usuário bombeie o ar para o reservatório amarelo com uma bomba de mão.

Com design esportivo, o Scorkl permite mergulhar sem carregar peso (Foto: David Hallamore)

O Scorkl permite respirar por até dez minutos durante um mergulho. Durante esse tempo, não há a necessidade de subir à superfície da água. O dispositivo funciona de maneira semelhante a um snorkel tradicional, inclusive o bocal é bastante parecido.

Pequeno e leve, o reservatório de ar se assemelha a uma garrafa de água. Ele contém um medidor de pressão que mostra a quantidade de ar que ainda tem enquanto a pessoa mergulha. Quando o ar do recipiente acaba, basta encher com o auxílio da bomba portátil, que acompanha o kit.

Kit completo para quem quer mergulhar como um profissional (Foto: David Hallamore)

Mais opção de autonomia

Outro equipamento parecido é o francês MiniDive, que também permite mergulhar com as mãos livres para desfrutar das belezas do oceano. Ao invés de uma garrafinha, ele utiliza um pequeno tanque de ar, que é preso ao corpo, e acompanha também o bocal.

O MiniDive também permite mergulhar com mais autonomia (Foto: MiniDive)

Assim como o Scorkl, o MiniDive também proporciona até dez minutos de ar, mas ele não acompanha uma bomba portátil: para encher o tanque, o usuário precisa levar sua própria bomba, como aquelas usadas para encher pneus de bicicletas, ou então usar um compressor elétrico.

Desenvolvido por dois mergulhadores, sendo que um deles é engenheiro, o design do MiniDive é bem mais simples. Digamos que não é um acessório tão bonito quanto o concorrente, mas é uma boa opção para quem quer dar um mergulho mais autônomo. Aliás, os dois dispositivos fazem sucesso no Kickstarter.

O design é simples, porém funcional (Foto: MiniDive)

Leia também:

Mergulhar sem uso de tanque de oxigênio é possível

Respirador artificial inovador funciona como guelras de peixe

Fontes: DesignBoom, Mashable e Kickstarter.


publicidade

publicidade