publicidade

publicidade

Noções básicas do sistema binário que todo mundo deveria saber


Antes de começar, é preciso deixar claro que, se você não é ou não tem afinidade com a área de computação, esperamos que até o final do texto você entenda a famosa piada abaixo:

Imagem: pinterest.com

Conceito

O sistema binário corresponde a qualquer conjunto dual, como desligado e ligado, não e sim, falso e verdadeiro, 0 e 1, etc. As máquinas que possuem circuitos digitais usam o sistema binário como “linguagem” e, nelas, ele é representado por 0s e 1s (dígitos binários ou bit – proveniente de binary digit).

Imagem: pixabay.com

O sistema binário é base para a Álgebra Booleana, por meio da qual é possível realizar operações lógicas e aritméticas com apenas dois estados. De tal forma, é possível representar números, símbolos, caracteres e fazer operações ariméticas e lógicas por meio de circuitos eletrônicos digitais (portas lógicas).

Com apenas dois dígitos, o processamento de dados é mais rápido e, ainda, é mais confiável (é mais difícil um 1 ser alterado para 0 ou o contrário).

Nomenclatura e conversão

Um bit é a menor unidade de informação de computadores. O agrupamento de bits recebe os seguintes nomes (que você provavelmente já conhece):

  • 1 bit = 1 unidade binária (0 ou 1);
  • 1 byte = 8 bits;
  • 1 kilobyte = 1.024 bytes;
  • 1 gigabyte = 1.000.000.000 bytes,

Da mesma forma que tais máquinas trabalham em uma base binária, nós, humanos, trabalhamos em uma base decimal, na qual usamos dez números (o mesmo número de dedos das mãos!), de 0 a 9, para representar qualquer outro número que quisermos. Assim, a base decimal possui dez números e a binária dois.

Imagem: umass.edu

Converter binário em decimal e decimal em binário não é difícil:

Para converter de binário para decimal, é preciso escrever cada bit multiplicado pela base 2 elevado à sua posição (o último valor possui posição 0, o penúltimo 1, etc). A soma dessas multiplicações é o valor decimal equivalente ao binário dado.

Imagem: thecrazyprogrammer.com

Por outro lado, para converter decimal para binário, basta dividir o número decimal por 2, sucessivamente, até obter o quociente igual a 0. O resto da divisão na ordem inversa é o número binário procurado.

Imagem: tecnosolution.blogspot.com.br

Aplicação

Assim, há sequências imensas de dígitos binários por trás das ações do seu computador, por exemplo, que representam todas as operações que ele faz. Qualquer forma de dado (texto, imagens, vídeo, programa, entre outros) pode ser processado e armazenado como uma sequência de dígitos binários.

Se você ainda não conhecia/não entendia a piada apresentada no início do texto, certamente agora você já conseguiu entender.


Referências: UMass Amherst; UKessays; UFSC; PUCRS.


publicidade

publicidade