publicidade

publicidade

Óculos ajuda pessoas daltônicas a enxergar cores reais


Muitas pessoas usam óculos para vista cansada, para enxergar melhor o que está perto, para enxergar o que está longe, para proteger os olhos dos raios ultravioletas… O EnChroma, no entanto, é um acessório diferente de tudo isso.

Esse óculos com lentes especiais foi criado para corrigir um problema bastante peculiar: o daltonismo. Com o acessório, muitas pessoas daltônicas conseguiram enxergar as cores reais pela primeira vez na vida. Como? Por meio de filtros que balanceiam sinais de luz, permitindo ver cores específicas.

As lentes da EnChroma ajudam pessoas daltônicas a distinguir as cores

O método de filtragem das lentes da EnChroma é o “multinotch”. Ele recorta os comprimentos de ondas de luz para aprimorar cores específicas. Depois, os cones (células dos olhos que reconhecem as cores) sobrepostos de vermelho e verde são separados, diminuindo a dificuldade de enxergar essas cores.

O cientista por trás dessa invenção é Don McPherson. Inicialmente, sua pesquisa tinha o objetivo de proteger os olhos de cirurgiões do laser. Porém, ele acabou descobrindo o efeito das lentes sobre o daltonismo.

Embora não funcione para todos os tipos de daltonismo, ele tem ajudado muitas pessoas a enxergar as cores reais, dando um novo sentido às suas vidas. Essas lentes ajudam a corrigir as cores vermelha e verde, proporcionando maior profundidade de visão. Ou seja, elas aprimoram as cores sem comprometer a precisão.

A tecnologia foi criada a partir de uma pequisa para proteger os olhos de cirurgiões do laser

O que é daltonismo?

O daltonismo é uma deficiência de visão colorida. Pessoas com essa condição não conseguem enxergar as cores sob luz normal. Com isso, elas têm dificuldade em diferenciar determinadas cores, o que as impossibilita de distingui-las.

Estima-se que o daltonismo afete milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 1 em cada 12 homens e 1 em cada 200 mulheres. A condição mais comum é das cores vermelha e verde. Muitas pessoas pode adquirir a Deficiência de Visão de Cor (como é chamado o daltonismo), mas a maioria é herdada geneticamente.

Nos olhos das pessoas com dificuldade para distinguir o vermelho e o verde, os fotopigmentos dessas duas cores têm mais sobreposição do que o normal, fazendo com que sejam incapazes de enxergá-las. 

Fotos: EnChroma. Fontes: Mashable e EnChroma.


publicidade

publicidade