publicidade

publicidade

Pesquisadores suecos inventam madeira transparente


Amplamente conhecida pela resistência e pela gama de tonalidades, de acordo com a espécie de árvore, a madeira é um dos materiais mais versáteis que existem, sendo bastante utilizada no design, na arquitetura e na engenharia civil. Em países escandinavos, as charmosas e tradicionais casas de madeira são símbolos arquitetônicos da tradição dos povos nórdicos.

E foi justamente na universidade de um desses países, mais precisamente na Suécia, que foi desenvolvido um material transparente a partir da madeira, para uso futuro em casas e apartamentos, podendo ser aplicado em janelas e fachadas, para proporcionar mais luminosidade natural aos ambientes, reduzindo, assim, a necessidade de iluminação artificial.

madeira_blogdaengenharia

Para isso, os pesquisadores da universidade KTH Real Instituto of Technology, em Estocolmo,  realizaram uma remoção química da lignina, que é o polímero responsável pelo bloqueio da entrada de luz na madeira. Ao acrescentar acrílico, o resultado foi uma madeira híbrida transparente, que mantém as fibras naturais do material e, por isso, tem uma aparência levemente turva.

Ao ser produzido em larga escala, o material poderá ser utilizado na construção civil, sendo uma alternativa sustentável para economizar energia. Os pesquisadores garantem que a madeira transparente pode revestir fachadas inteiras, sem que isso resulte na perda de privacidade.

Outra utilidade prevista é a aplicação em painéis solares, o que seria um benefício extra, já que o material tem bom custo benefício para as células solares, além de ser biodegradável e seus recursos serem renováveis. Vale lembrar que, apesar da transparência, a madeira mantém suas propriedades de resistência.

Fontes: Co.Design e Exame.com


publicidade

publicidade