publicidade

publicidade

Pinterest utiliza inteligência artificial para reconhecer a comida das fotos e ensinar as receitas


Silicon Valley é uma das comédias mais engraçadas da TV. Exibida pelo canal HBO, mostra um grupo de desenvolvedores tentando vender um produto que irá revolucionar a tecnologia. Em um episódio, eles criam o protótipo de aplicativo chamado SeeFood, que identifica a comida em uma foto.

Da ficção para a realidade, o Pinterest criou um app bastante semelhante. A rede social de compartilhamento de imagens utiliza inteligência artificial para detectar e analisar o que o usuário está comendo. Tudo baseado em fotos publicadas.

Batizado de Pinterest Lens, o recurso também mostra receitas: basta fotografar a refeição que ele não apenas vai dizer o que é, como também recomenda uma receita inspirada no prato para o próprio usuário preparar quando quiser. Isso promete deixar a vida de qualquer um que goste de comer e cozinhar muito mais prática.

O Pinterest Lens é fácil de usar e promete revolucionar a vida de quem adora comer e cozinhar

Além do Lens, o Pinterest Lens lançou outra série de recursos relacionados a refeições e receitas. Um filtro novo, por exemplo, faz com que a rede social apresente resultados de pesquisa baseados nas preferências alimentares do usuário. Assim, é possível pesquisar receitas mais específicas – vegan, vegetariana, sem glúten e até dieta paleo.

A startup, que foi fundada há oito anos e tem sede na Califórnia, também criou um filtro que permite buscar receitas com base no tempo que elas levam para ficar prontas. Tudo para poupar os minutos que você gasta na cozinha, caso queira preparar um jantar bacana, mas não tem muito tempo para isso.

Com o recurso, fotografar a comida será uma atitude menos exibicionista (Foto: focussnapeat.com)

Recurso inovador

Embora o uso de inteligência artificial de reconhecimento não seja uma novidade em redes sociais, o Lens vai além do que outros sites disponibilizam. Nenhum deles oferece (ainda) a oportunidade de reconhecer uma comida e mostrar a receita com filtros específicos.

Só para comparar com outro recurso de inteligência artificial, basta considerar o Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg consegue identificar os amigos em imagens publicadas pelos usuários e até sugere marcá-los. Já o “texto alternativo automático” é voltado aos deficientes visuais e possibilita escutar a descrição detalhada de uma foto.

Fonte: Yahoo Tech.


publicidade

publicidade