publicidade

publicidade

Quais as soluções para afundamentos e rachaduras em concreto?


Quem tem em casa alguma área cimentada já conhece esses problemas. Zonas concretadas, como pátios, decks de piscinas, pavimentos de porões, garagens, entre outros, podem apresentar falhas quanto à segurança e funcionalidade. Afundamentos e rachaduras são as patologias mais comuns vistas em estruturas. E, nesses casos, as medidas tomadas para seu conserto e restauração devem ser imediatas.

(imagem de Base Ment Water Proofing New York)

O despreparo de muitos profissionais leva os clientes a optarem por soluções exageradas quanto ao reparo de elementos em concreto.  Ao invés de demolir, desnecessariamente, calçadas e estradas, deve-se considerar meios de estabilizar o solo, abaixo da superfície. Já existem algumas técnicas milagrosas e engenhosamente simples no mercado. Elas podem ajudar a corrigir essas imperfeições, garantindo que a área afetada volte ao normal. Um bom exemplo é a espuma expansível, conhecida também como poliuretano.

+ Principais causas para os afundamentos de pisos

Existem diversos fatores que podem interferir no desnivelamento de uma laje de concreto, seja ela em um piso de calçada, fundação de residência e mais. O próprio peso da peça, por vezes, comprime o solo, provocando rachaduras e quebras perigosas. Isso acontece porque o concreto não possui características necessárias para uma boa elasticidade.

(imagens de L Reconstruction Services e Conde em foco)

A gravidade ambiental, a falta de manutenção da estrutura e o emprego de materiais de baixa qualidade na construção podem originar essa desigualdade. Certas condições de solo, como uma erosão, também contribuem para o afundamento de pisos em concreto.  Locais onde haja drenagem imprópria, vazamentos, raízes de plantas ou atividades sísmicas serão os mais afetados.

+ Espuma para nivelar pisos em concreto

A espuma expansiva é uma excelente alternativa para nivelar e corrigir diversos tipos de imperfeições em grandes placas de concreto. Esse material é impermeável, leve e de alta residência à compressão – capaz de aguentar até três toneladas por metro quadrado. Além disso, é considerado ecologicamente correto, pois, diferente de outros materiais, não libera substâncias químicas nocivas, que poderiam contaminar o meio ambiente.

(imagens de Land Mark Lifting e Superior Poly Level)

Para restaurar uma superfície em concreto danificada de forma rápida, durável e econômica, a espuma expansiva é uma escolha muito vantajosa. Em alguns países, como os Estados Unidos, essa alternativa já é mais barata em comparação com outros métodos convencionais, como o mudjacking – uma mistura de argamassa própria para elevar lajes de assentamento. Mas, de todo modo, é sempre importante uma análise prévia de um profissional qualificado, para saber se não há a necessidade de qualquer intervenção mais complexa.

(imagens de Isolation Unik e Industry Tap)

+ Técnica de levantamento de placas em concreto

O poliuretano consegue corrigir desníveis de vários centímetros. Sua eficiência pode ser percebida poucos minutos após a conclusão da injeção do material sobre a superfície concretada. Para melhores resultados, é importante o cliente buscar o serviço de uma empresa especializada em construção. O produto químico, devidamente ajustado pelo profissional, irá expandir e a placa será elevada, com mais precisão, até o nível desejado.

Todo o processo é muito simples e eficaz. Um orifício é feito na laje para a passagem do equipamento especial de injeção do polímero. Dentro do vazio estrutural, é adicionada a espuma, que se expande e preenche todo o espaço, elevando a placa de concreto. Depois da aplicação, o pequeno furo é tapado com cimento, ajudando a resgatar o visual original do piso.

Entenda melhor como funciona todo esse processo assistindo o vídeo logo abaixo:

 

Fontes: Poly LevelIndustry Tap.


Leia também:

Conheça mais sobre pisos autonivelantes em resina líquida

BDE Explica: concreto autocurativo

Cientistas lançam concreto flexível com mais resistência e durabilidade

BDE Explica: concreto vitrificado


publicidade

publicidade

  • Gabriela Mercedes

    Muito bom !!!

  • Cristhiano Aguiar

    Muito boa a matéria. Você conhece alguma empresa, profissional ou fabricante que trabalhe com estes produtos ou técnica no Brasil?