publicidade

publicidade

SAP ERP: as vantagens de usar o software de gestão integrada na engenharia


Na gestão industrial, utilizamos várias ferramentas para facilitar a rotina. Já passou o tempo em que pilhas e pilhas de papel eram mantidas em prateleiras nas empresas. E se precisar procurar algum documento? E se ele estiver danificado? Vivemos a era digital, em que softwares nos ajudam a trabalhar de maneira eficaz. Seja para otimizar as atividades ou para manter tudo registrado da maneira correta, eles mantem todas as atividades em ordem, orientando o processo e ajudando na programação dos setores da fábrica.

Uma ferramenta muito utilizada hoje em muitas empresas é o SAP ERP. Fábricas como Ambev, Petrobrás e Brasil Kirin utilizam esse sistema para gerenciar uma série de atividades nas áreas financeira, produtiva, logística, entre outras.

Chega de pilhas e mais pilhas de papel! (Fonte: Shutterstock)

Mas o que é o SAP ERP?

Sede da SAP em Walldord, Alemanha.
Sede da SAP em Walldord, Alemanha.

SAP ERP é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) transacional, produto principal da SAP AG, uma empresa alemã fundada em 1972 por 5 ex-funcionários da IBM. O sistema procura contemplar a empresa como um todo, dividido em módulos, onde cada módulo corresponde a uma área especifica, como por exemplo, o módulo SD (Sales and Distribution) que contempla a área de Vendas e Distribuição, fazendo a integração das informações para determinado processo.

Cada programa é executado através de uma transação separadamente. Estes programas são desenvolvidos em ABAP, uma linguagem de programação, na qual a SAP detém os direitos.

Fonte: Shutterstock.

+Vantagens e desvantagens

Com o SAP ERP implantado, a empresa torna-se mais competitiva, uma vez que as tomadas de decisões são mais ágeis, pois as informações estão em único lugar. Podemos destacar também outras vantagens:

  • Elimina processos totalmente manuais;
  • Otimiza o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência);
  • Otimiza o processo de tomada de decisão;
  • Elimina a redundância de atividades;
  • Reduz os limites de tempo de resposta ao mercado;
  • Reduz as incertezas do Lead Time;
  • Incorpora melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa;
  • Reduz o tempo dos processos gerenciais;
  • Reduz o estoque;
  • Reduz da carga de trabalho, pois atividades repetitivas podem e devem ser automatizadas;
  • Melhora o controle das operações da empresa.
Menu de transações SAP ERP.
Menu de transações SAP ERP.

 

Talvez a principal desvantagem seja o alto custo para implementação. Além disso, algumas transações utilizadas no SAP ERP necessitam de uma certa atenção. Com isso faz-se necessário que toda a equipe que vá utilizá-lo passe por um intenso treinamento, para não cometer erros que venham a causar danos a empresa. Dependendo da empresa, cada funcionário recebe um login e uma senha para acesso.


Mesmo com todos os custos envolvidos, é importante procurar estabelecer um sistema eficaz de gerenciamento na fábrica. Afinal todas as atividades de rotina são importantes e devem ser registradas para eventual consulta. Sendo assim, procure ferramentas que facilitem seu trabalho e que proporcione a tão almejada melhoria contínua.


publicidade

publicidade