publicidade

publicidade

Como ter sucesso em vendas na construção civil em meio à crise?


Há muitas e muitas pesquisas acerca da engenharia na atual crise. No que se trata do setor de construção civil, por exemplo, há indícios de que o cenário negativo vai perdurar por algum tempo. Segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a expectativa do mercado de construção civil é de que 2017 termine com o recuo de 0,98% do PIB.

Sendo uma atividade complexa, a construção civil tem um ciclo de produção muito variável, que pode considerar o levantamento de moradias, instalações empresariais, escritórios, salas comerciais, galpões, além de estradas e obras de infraestrutura.

E quando falamos em venda na construção civil, deve-se levar em conta desde a oferta de serviços à comercialização de imóveis. Cada um desses cenários traz à tona inúmeras estratégias, capacitações e valores diferentes, mostrando que o ramo de vendas é um capítulo à parte nesta indústria.

+Construção de casas para venda

Então diga: como desenvolver a atividade de vendas dentro de uma das principais indústrias de nossa economia, mas que vive uma grande crise?

De acordo com Enio Klein, professor da Business School São Paulo, um dos negócios que aparenta ser promissor é a construção de casas para vender. “A lucratividade depende, em parte, de fases anteriores à venda, tais como a escolha do terreno e a construção do imóvel. Quando feitas com o devido cuidado, as margens de comercialização poderão ser bem maiores em função da maior valorização do imóvel”, diz o especialista. Para ele, a atividade de venda é decisiva para que a construção civil dê os resultados pretendidos.

Quem for comercializar estes imóveis, precisa compreender qual é o público-alvo. Ele deve ser definido para basear a escolha do terreno, do projeto de arquitetura, da qualidade do material de construção e acabamento. Estes fatores estão associados ao preço do imóvel no futuro.

Segundo Klein, “se o mercado a ser trabalhado não for compatível com os parâmetros da construção, o vendedor corre o risco de falta de liquidez e de precisar fazer concessões ou dar descontos para que se possa vendê-los”, explica o professor, que complementa: “Entender o comportamento de compra do cliente é fundamental, juntamente com os custos da obra, para determinar as margens de lucro possíveis”. É necessário considerar os valores de venda praticados em moradias do mesmo padrão que existem na região.

Todos esse fatores devem caminhar juntos para melhorar a lucratividade dos empreendimentos. A construção de casas para venda pode ser um excelente negócio para driblar a crise, porém, é importante sincronizar todas as etapas, desde a compra do terreno até a comercialização.

Agora queremos saber de você: qual sua opinião sobre esse âmbito da construção civil?


publicidade

publicidade