publicidade

publicidade

Tabela periódica ganha quatro novos elementos


Você é – ou foi – um daqueles estudantes que decorou todos os elementos da tabela periódica com medo de “bombar” na prova de química? Pois agora terá que acrescentar mais quatro deles a sua memória.

É que, no final de novembro, a União Internacional de Química Pura e Aplicada aprovou os nomes dos novos elementos: Tennessine, Nihonium, Moscovium e Oganesson.

elementos-blog-da-engenharia

Três deles, Tennessine, Nihonium e Moscovium, foram batizados com base nos locais nos quais foram descobertos: Tennessee, Nihon e Moscou, respectivamente. Já o quarto elemento, Oganesson, recebeu esse nome para homenagear o cientista nuclear russo Yuri Oganessian.

Com esse acréscimo, a sétima fileira da tabela periódica está completa. Caso haja a descoberta de novos elementos será preciso abrir uma nova para acomodá-los.

A música da tabela periódica, muito popular entre estudantes em fase de pré-vestibular,  já tem uma versão atualizada em inglês, interpretada pela comediante e comunicadora científica Helen Arney. Dê uma olhadinha em como ficou no vídeo a seguir:

Fonte: Superinteressante


publicidade

publicidade