publicidade

publicidade

TCC: e agora? O que fazer e por onde começar?


O desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso – o famoso TCC – parece um bicho de sete cabeças, mas se for bem planejado, pode ser um momento de fechar a faculdade com chave de ouro. Neste artigo, vamos comentar as maiores dificuldades dos alunos durante este período.

Primeira coisa: que tema escolher? Socorro!

Fonte: Pixabay.

Muita calma nessa hora! A escolha do tema é um processo complexo e é sempre importante lembrar que, para o desenvolvimento de um trabalho bacana, o tema precisa ter tudo a ver com o estudante! Se isso não existir, as chances de se perder pelo caminho são grandes.

A revista Superinteressante destacou recentemente uma fala do Steve Jobs, cofundador da Apple, que diz: “se você não ama o que você faz, não há sucesso, é preciso procurar até encontrar”.

Vamos fazer uma analogia com o nosso tema de TCC: se você, estudante, não ama o tema sobre o que está escrevendo, o trabalho não fará sentido algum na sua vida pessoal, profissional e, consequentemente, não terá o resultado esperado, concorda?

O orientador

Se já descobrimos que é necessário escrever sobre um tema que realmente seja do interesse do aluno, agora o próximo passo é escolher um orientador. Quem será ele e o que ele faz?

O orientador é a pessoa que te auxiliará nos momentos mais difíceis, norteará você durante todo o processo do trabalho e será seu parceiro até a entrega final. O aluno e o orientador funcionam como uma engrenagem, e consequentemente, os dois precisam atuar concomitantemente, caso contrário o trabalho não se desenvolve com efetividade!

Fonte: Pixabay.

Segundo o site A Gazeta do Povo, o orientador é peça chave no trabalho de um aluno, pois ele é responsável pelo fracasso ou sucesso do TCC  junto com o seu orientando. Portanto, amar o assunto que irá escrever é extremamente necessário, mas ter um orientador que domine o tema escolhido e seja um apoiador é fundamental.

O prazo

Durante o desenvolvimento do TCC, o aluno e orientador começam a enxergar o amadurecimento do trabalho, as melhorias, e com isso o tempo vai correndo, surgem prazos que não podem ser ultrapassados ou esquecidos e isso é algo que deve receber atenção especial de ambos. O famoso cronograma precisa ser cumprido corretamente.

A ABNT

Em meio a tantas questões, existem as normas da ABNT que amedrontam muita gente, mas aqui vai um conselho bacana: aprenda a trabalhar bem com essas regras, pois o resto da vida acadêmica será pautada sobre elas e, então, virá a necessidade de utilizá-las. Essas regrinhas abaixam a nota de muitos alunos, por isso, muito cuidado!

Toda universidade possui manuais com as descrições das normas e de como deve ocorrer a entrega dos trabalhos. Vá atrás desses documentos, questione o seu orientador e não deixe nada para trás!

Fonte: Pixabay.

O principal ponto para o sucesso de um TCC é não deixar para a última hora, senão o desespero vai bater e o trabalho sairá de uma forma extremamente rápida, o que não é nada bom. Tenha em mente que um trabalho que consegue pontuar diversos temas aprendidos ao longo de diversos anos não pode ser desenvolvido apressadamente e sem as devidas correções.

As referências bibliográficas

Bom, se você já escolheu seu tema, seu orientador, já sabe que existem prazos a serem cumpridos e já entendeu o quanto é importante fazer as coisas com antecedência, além de entender as normas da ABNT e saber executá-las, o próximo passo são as referências bibliográficas. Onde procurar?

É importante recorrer a diversos meios de pesquisas, como internet, livros, sites com artigos, periódicos, entre outros.

Fonte: Pixabay.

Um bom TCC deve ser recheado de referências, pois trabalhos pautados em autores renomados são muito bem avaliados. É bacana defender uma ideia e conseguir fazer um link com as teorias que encontramos em livros, sites e outras fontes de pesquisa.

Mas cuidado ao buscar referências na internet! É importante utilizar sites que são confiáveis e bem conhecidos, além de trabalhos de outras pessoas que também ficam disponíveis na web. Não utilize sites que possam ser modificados ou que recebam contribuições de qualquer pessoa sem que haja uma apuração do conteúdo. Sites de órgãos públicos, órgãos de pesquisas e sites que contenham artigos científicos também são muito indicados.

Dica bônus!

Listamos abaixo excelentes exemplos de sites e fontes de consulta:

Tenha calma! Imprevistos ao longo do trabalho acontecerão; o importante é ter concentração para finalizar esta etapa com muito sucesso! Boa sorte e avante, engenheiro!


publicidade

publicidade