publicidade

publicidade

Torre coleta água potável a partir do ar


warkawater01blog-da-engenharia

Com pouco mais de 10 metros de altura, um projeto desenvolvido por italianos promete ajudar a reduzir a escassez de água, o problema que afeta mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo!

A torre, criada pelo arquiteto e designer Arturo Vittori, tem a capacidade de coletar água potável a partir do ar, ampliando o acesso de comunidades que sofrem com a falta de chuvas.

A WarkaWater, foi criada com o objetivo de auxiliar áreas rurais da Etiópia, na África, que não têm acesso a água potável.

warkawater02blog-da-engenharia

Com o projeto é possível coletar, por dia, por meio de um tecido especial que fica em seu interior, cerca de 100 litros.

Cada unidade, que custa aproximadamente US$ 500. pesa pouco mais de 90 kg e é composto por cinco módulos constituídos de bambu e plástico. A montagem pode ser feita em qualquer lugar, sem precisar de equipamentos elétricos, andaimes ou pessoas especializadas.

Além disso, todos os materiais utilizados na construção são recicláveis e biodegradáveis.

warkawater05blog-da-engenharia

Sem contar o formato de cone, que aumentar a estabilidade, facilita o transporte e o armazenamento do projeto. Em seu topo, há também uma espécie de “coroa”, desenvolvida para espantar pássaros e manter a água sempre limpa e protegida de sujeiras.

A notícia é ótima para as mais de 2 bilhões pessoas que sofrem com a falta de água potável em todo o mundo, segundo dados do relatório da Unicef e da World Health Organization. Só no Brasil, segundo pesquisa da Funasa e do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento Básico, mais de 40 milhões de pessoas não têm acesso à água adequada para consumo.

warkawater07blog-da-engenharia warkawater10blog-da-engenharia warkawater12blog-da-engenharia warkawater16blog-da-engenharia warkawater18blog-da-engenharia warkawater20blog-da-engenharia warkawater21blog-da-engenharia warkawater22blog-da-engenharia WARKAWATER24blog-da-engenharia WARKAWATER25blog-da-engenharia WARKAWATER26blog-da-engenharia

Conheça mais sobre o projeto no vídeo abaixo:


publicidade

publicidade

  • Nuno

    Nathalia Brogiatto, interessante este relato, mas infelizmente não fornece informações suficientes sobre a coleta de água, como é realizada? Qual o procedimento? Como esta água é coletada? Ficou defasado, faltou conteúdo. Repito matéria muito interessante, só que infelizmente faltou dados e metodologia.