publicidade

publicidade

Você precisa conhecer a Autodesk Gallery, um passeio imperdível pela inovação


Nas últimas semanas, o Blog da Engenharia teve a oportunidade de visitar os laboratórios e escritórios da Autodesk, em São Francisco, Califórnia (EUA). Na ocasião, conhecemos em primeira mão as novidades do AutoCAD 2018 e, claro, contamos tudo para vocês aqui.

Mas um outro espaço também chamou a atenção: o Autodesk Gallery, uma galeria aberta ao público com uma seleção dos trabalhos mais incríveis de design e engenharia desenvolvidos a partir dos softwares da marca. São mais de 20 projetos que mostram como empresas de renome e pessoas comuns estão imaginando e criando um futuro melhor, seja no desenvolvimento de produtos de consumo, mídia e entretenimento até obras de grande cunho social e inovação.

 

Se você não pretende visitar a cidade nos próximos meses, saiba que é possível conhecer em detalhes os projetos em exibição no site oficial, que conta com audio tour (em inglês) e uma série de informações e imagens. Nós selecionamos abaixo os que mais chamaram a nossa atenção. Confira!

Soccket Ball, uma bola que gera energia

Imagine conciliar o esporte mais famoso do mundo – o futebol – com geração de energia limpa. Parece improvável? Não é. A Sockket Ball é uma bola de futebol quase igual as que você vê por aí, mas com um dispositivo interno que permite gerar 3h de eletricidade, seja para carregar celular, seja para acender luzes de LED, em apenas 30 minutos de jogo.

Airbus, The Living, o avião do futuro

Conciliando biologia sintética, arquitetura e computação, o protótipo desse avião foi pensado para oferecer maior desempenho e menor impacto ambiental, reduzindo o peso de aeronave e a queima de combustível – tudo isso inspirado na estrutura óssea das aves e feito a partir de materiais produzido por, acredite se quiser, bactérias manipuladas.

Embrace, as mantas que salvam vidas

Na Índia, a taxa de mortalidade de bebês recém-nascidos é grande e isso se deve a dois motivos: nascimentos prematuros e custos muito altos para internação na UTI neonatal. Mas uma manta de aproximadamente 200 dólares que não exige energia elétrica tem ajudado a reverter esse quadro. Ela foi desenvolvida por estudantes e ajuda a manter a temperatura dos bebês, garantindo sua sobrevida.

Masdar Headquarters, um edifício que gera mais energia do que consome

Localizado nos Emirados Árabes, esse é o primeiro edifício de “energia positiva” do mundo – ele gera mais energia do que consome. Usando a tecnologia BIM, os engenheiros e arquitetos responsáveis puderam integrar todo o processo construtivo, depois de estudar sua orientação, iluminação natural e outros fatores que aumentaram sua eficiência. Destaca-se seu telhado com painéis fotovoltaicos e seu sistema de ventilação e resfriamento.

+Serviço

A Autodesk Gallery fica na One Market St, Floor 2 e é aberta ao público às segundas, quartas e sextas, das 10h às 17h, com visitas guiadas toda quarta-feira às 12h30. A entrada é gratuita e o local foi eleito como um dos passeios imperdíveis da cidade de São Francisco pela revista Wired. Acompanhe e saiba mais no perfil oficial do Facebook e no canal do Youtube.


publicidade

publicidade