DicasEngenhariaEngenharia de ProduçãoMercado de Trabalho

10 áreas de atuação da Engenharia de Produção

0

Áreas de atuação da Engenharia de Produção – Embora possa não parecer, a engenharia de produção atua em diversas áreas dentro do mercado.

Sendo assim, conhecer todas essas áreas, é fundamental para tomar a decisão correta na hora de escolher uma carreira para seguir.

Pensando nisso, neste artigo você vai conhecer um pouco sobre as principais áreas de atuação da Engenharia de Produção e como elas atuam.

1.    Pesquisa Operacional

Em primeiro lugar, essa área foca muito na resolução de problemas e tomadas de decisões.

Portanto, é uma área onde ocorre muita pesquisa e utilização de métodos para encontra o melhor caminho para um problema específico.

Além disso, a área de Pesquisa Operacional possui diversas outras subdivisões focadas em seguimentos específicos.

2.    Logística

Quando falamos em áreas de atuação da Engenharia de Produção, a logística não poria faltar.

Embora seja uma área muito genérica, nenhuma empresa funciona sem uma boa logística, principalmente na área de produção.

Sendo assim, a engenharia de produção possui a logística para controlar a movimentação, armazenamento e transporte de produtos e insumos. Dessa forma, é possível reduzir os gastos e otimizar a produção.

3.    Engenharia da Qualidade

Além da logística, outro seguimento que não pode faltar na engenharia de produção é a engenharia de qualidade.

Em resumo está área cuida do planejamento e controle do projeto para que tudo seja feita seguindo a “qualidade” padrão da empresa.

4.    Engenharia de Operações e Processos de Produção

Com a finalidade de otimizar a área de produção, criar novos projetos e acelerar os processos sem perder a qualidade, essa área é a grande responsável.

Sendo assim, dentro das 10 áreas de atuação da Engenharia de Produção, essa é uma área 100% estratégica.

5.    Engenharia de Produtos

Em quinto lugar, a Engenharia de Produtos utiliza um conjunto de ferramentas estratégicas para otimizar o processo de produtos dentro de uma empresa.

Portanto, ela vai cuidar desde os processos do projeto, planejamento e organização, até as domadas de decisões finais da produção do produto e seu desenvolvimento.

6.    Engenharia Organizacional

Embora a engenharia organizacional seja muito relacionada a logística, sua diferença está no foco. Ou seja, a logística foca em processos fora da produção e a engenharia organizacional mantem o seu foco no processo dentro da produção.

Em outras palavras, ela vai cuidar do planejamento estratégico e organizacional diretamente ligada a produção.

7.    Engenharia Financeira

Com a finalidade de entender todas as áreas de atuação da Engenharia de Produção, já falemos sobre a logística, produção e tomada de decisões.

Sendo assim, agora vamos falar da área administrativa e financeira dentro da engenharia de produção. Em suma a engenharia econômica tem a função de formular, estimar e avaliar os resultados econômicos obtidos pelos produtos para viabilizar ou não o negócio.

8.    Engenharia do Trabalho

Embora a Engenharia de Trabalho seja deixada de lado em muitas empresas, ela tem uma função muito importante.

A fim de manter os colaboradores alinhados com a produtividade, essa área tem 100% da responsabilidade neste quesito. Portanto, caso ocorre atrasos de produção por conta da equipe ou problemas de segurança e saúde dos colaboradores, a culpa é de quem atua nessa área tão importante para uma empresa.

9.    Educação

A fim de falar de todas as áreas da engenharia de produção, a educação não poderia ficar de fora.

Como assim? Em resumo, ensinar também faz parte da engenharia de produção. Portanto, para quem quer escolher essa função, estar dentro da educação superior também é uma possibilidade.

10.  Engenharia da Sustentabilidade

Por fim, está área é tão importante quanto qualquer outra, ainda mais no momento que vivemos onde a sustentabilidade é importante para a imagem da empresa no mercado mundial.

Sendo assim, essa área vai focar em como utilizar os recursos naturais, além de pensar em como lidar com os resíduos e outros materiais descartados na produção.

Além disso, essa área também tem a obrigação de implantar um sistema de responsabilidade social e da gestão ambiental.

Ficou alguma dúvida sobre as áreas de atuação da Engenharia de Produção?

áreas de atuação da Engenharia de Produção

Em conclusão, quando falamos em engenhara de produção, muitas vezes pensamos em uma área limitada de atuação.

Atenção

No entanto, mesmo dentro das 10 áreas citadas aqui, existem outras subdivisões que amplificam ainda mais o mercado de trabalho para quem atua ou quer atuar nessa profissão.

E aí, qual das áreas de atuação da Engenharia de Produção mais se encaixou com você?

Eduardo Cavalcanti
Engenheiro Civil de formação, empresário, e atua em diversos mercados. É aficcionado por tecnologia e está sempre em algum lugar diferente do mundo (sim, viajar está entre seus maiores hobbies). Já teve uma época em que não conseguia dormir sem assistir a um episódio do Netflix. Hoje, com o empreendedorismo pulsando em suas veias, usa praticamente todo o seu tempo livre consumindo conteúdos relacionados à cases de sucesso e ao mercado financeiro.

Como preencher ART de Obra / Serviço

Previous article

A pergunta de 1 milhão de reais (e que você precisa saber a resposta)

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Dicas