publicidade

publicidade

As 10 melhores faculdades de Engenharia do Mundo (2018)


Realizar um curso técnico ou uma faculdade já se tornou pré-requisito para quem quiser ingressar – com pé-direito – no mercado de trabalho. Aqueles que não buscam, de forma nenhuma, aprimorar seus conhecimentos, acabam ficam de fora das seleções para as melhores vagas. E não basta apenas frequentar as aulas. As empresas estão atentas ao desempenho total do aluno, assim como a qualidade da instituição de ensino a qual ele pertence. Hoje temos uma grande variedade de faculdades de engenharia no mundo, você sabe quais são as que tem os melhores cursos atualmente?

faculdades de engenharia

Mas você, vestibulando, saberia dizer quais são os critérios para se escolher uma boa faculdade ou universidade?

Algumas pessoas fazem essa escolha baseada na questão financeira. Outras nos horários que têm disponíveis e nas distâncias a serem percorridas entre a sua casa, o seu emprego e a escola pretendida. Na verdade, o estudante precisa levar em conta mais do que isso. Ele tem que pensar se o que for dispensado – dinheiro e tempo – vai, realmente, lhe agregar algum valor. Pois, não basta estudar apenas por estudar. Em tempos de crise, deve-se priorizar por aquilo que vá, de verdade, dar retorno.

+ Faculdades de Engenharia | Os critérios para escolher a melhor universidade

Identificar a instituição de ensino que tenha o mais alto nível de excelência, ou seja, que seja bem reconhecida no mercado, e forneça cursos com notas acima da média estabelecida pelo Ministério da Educação, não é tarefa fácil. Para ajudar os alunos, existem empresas que lançam, todos os anos, rankings que classificam as melhores instituições de ensino em nível nacional, continental e global.

As listas mais conhecidas e consultadas são a Quacquarelli Symonds, a Academis Ranking of World Universities e a Times Higher of World Universities. Em todas elas, as métricas utilizadas como critério para a colocação das intuições são diversas. Exemplificando:

– a reputação acadêmica, a reputação entre os empregadores, a proporção entre o número de alunos e professores, de professores estrangeiros e de alunos do exterior, entre o número de estudantes de PhD e de alunos da graduação, de egressos em cada curso ofertado, de pesquisas e artigos realizados, de citações em revistas de prestígio, a qualidade do ambiente estudantil, e muito mais.

faculdades de engenharia
Universidade de Harvard (imagem extraída de Wikipedia)
faculdades de engenharia
Universidade de Harvard (imagem extraída de Wikimedia)

+ O ranking das melhores universidades do mundo

De acordo com os rankings da QS, ARWU e da THE as melhores universidades do mundo encontram-se na América, na Europa e na Ásia. Veja, logo a seguir, quais as cinco primeiras instituições destacadas em cada uma dessas listas.

– Segundo a Quacquarelli Symonds: Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Universidade de Stanford, Universidade de Harvard, Instituto de Tecnologia da Califórnia e Universidade de Cambridge.

– Segundo a Academis Ranking of World Universities: Universidade de Harvard, Universidade de Stanford, Universidade de Cambridge, Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a Universidade de Berkeley.

– Segundo a Times Higher of World Universities: Universidade de Oxford, Universidade de Cambridge, Instituto de Tecnologia da Califórnia, Universidade de Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

O interessante é que as três listagens, completas, apontam Harvard – em Cambridge, Massachusetts – como uma das melhores universidades do mundo. E isso não é à toa. Seus alunos e professores já receberam vários prêmios internacionais, como o Nobel e o Pulitzer. A instituição também é uma das que tem um maior fundo patrimonial e investimentos em pesquisas e projetos no mundo.

+ As melhores faculdades de engenharia do mundo

+ Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts

faculdades de engenharia
(imagem extraída de Wikipedia)
faculdades de engenharia
(imagem extraída de Wikimedia)

O MIT é apontado como a melhor instituição voltada para pesquisas científicas – com base em inovação, tecnologia e empreendedorismo. Seu ensino mistura noções de engenharia com administração, ciências da computação e outras áreas profissionais. Muitos dos seus ex-alunos ganharam importantes prêmios ou abriram seu próprio negócio, sempre obtendo grande sucesso. Dentre os cursos mais procurados estão Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Física, Matemática, e Ciência da Computação. Dentre todas as faculdades de engenharia, certamente o MIT está entre as mais conhecidas

Universidade Stanford, Palo Alto, Califórnia

faculdades de engenharia
(imagem extraída de Valdiney em Flickr)
faculdades de engenharia
(imagem extraída de Wikimedia)

Essa instituição americana, localizada nas proximidades do Vale do Silício, também é conhecida em matéria de engenharia e empreendedorismo. Seus professores, pesquisadores, alunos e ex-alunos tiveram um importante papel nos avanços tecnológicos na área da comunicação, saúde e energia. Muitos deles fundaram grandes empresas, como a HP, a Google, e a Yahoo. Além dos oitenta laboratórios, Stanford oferece o curso ‘Engineering Everywhere’, que permite que qualquer pessoa possa acessar suas matérias introdutórias de ensino, gratuitamente e online.


Leia Também:

Ranking mostra quais as universidades brasileiras mais respeitadas por quem contrata

RANKING: as 20 universidades que mais dão chances de emprego no mundo


Universidade de Cambridge, Cambridge, Reino Unido

faculdades de engenharia
(imagem extraída de Pixabay)
faculdades de engenharia
(imagem extraída de Wikipedia)

Cambridge é uma universidade de longa tradição, a segunda mais antiga em língua inglesa no mundo. Só o seu departamento de engenharia tem cento e vinte e cinco anos de história. Nesse campus já estiveram Isaac Newton, Charles Darwin e Francis Bacon. No total, a instituição já contabilizou mais de noventa laureados com o prêmio Nobel, entre ex-alunos e ex-professores. Se você já fez uma busca no Google por: faculdades de engenharia, certamente já se deparou com Cambridge nas respostas.

+ Federal Institute of Technology, Zurich, Suiça

faculdades de engenharia
(imagem extraída de Wikimedia)
faculdades de engenharia
(imagem extraída de Wikipedia)

Essa instituição também é uma das mais excelentes para quem quer estudar engenharia. Não faltam exemplos de sua excelência. São mais de vinte e um laureados com o Prêmio Nobel, entre pessoas que estudaram, lecionaram ou realizaram pesquisas no campus.

Nanyang Technological University, Yunnan Garden, Singapura

faculdades de engenharia
(imagem extraída de MG Architecture)
faculdades de engenharia
(imagem extraída de Asian Scientist)

Por último nesta lista, mas não menos importante, essa universidade também se destaca pelos investimentos em pesquisas em áreas tecnológicas, como as engenharias. Sua diferença das demais é o fato de ter avançado tão incrivelmente em poucos anos de história, menos de meio século. Só nos últimos três anos ela já ultrapassou mais de cento e oito posições nos rankings internacionais. Entre as faculdades de engenharia com os prédios mais modernos, com certeza a Nanyang se destaca.

+ E quanto o Brasil?

faculdades de engenharia
(imagem extraída de USP)

O desempenho das faculdades de engenharia no Brasil piorou muito nos últimos anos, principalmente depois dos cortes feitos pelo governo federal à ciência e à tecnologia. A Universidade de São Paulo (USP) é, hoje, classificada como a melhor instituição na área no país. Porém, é a quinquagésima nova do mundo e a segunda em relação à América Latina – perdendo para a Universidade Autônoma do México.

Entre as faculdades de engenharia que mostramos acima, qual delas você demonstrou maior interesse?

FontesGuia do EstudanteEstudar ForaBrasil FinanceiroRevista Exame.


Leia Também:

Como escolher a melhor faculdade de engenharia?

Fazer escolhas nas engenharias: cursos e universidades


publicidade

publicidade