CarreiraEngenhariaVida de Universitário

11 Dicas para ganhar moral com os professores

22

Durante os bons anos de faculdade pude perceber que uma das coisas que 99,9% dos alunos querem é ganhar moral com os professores, não é mesmo?
Muitos de nós acabamos sofrendo um pouco principalmente durante o primeiro período, pois não sabemos como nos portar direito na frente dos professores da faculdade, pois é um mundo totalmente novo e completamente diferente do ensino médio.
Nesse post irei dar 11 dicas de coisas que eu, alguns amigos e conhecidos fizemos, e deu muito certo! (a última dica é matadora, faz total diferença!)
Professor-em-sala-de-aula
 

Antes de começar, quero ressaltar que as dicas abaixo não servem apenas para você ganhar moral com os seus professores, mas servem também para você ganhar moral após entrar no mercado de trabalho!
Coisas que todo estudante de engenharia deveria saber
5 coisas que pessoas bem sucedidas fazem ao acordar
+ 12 dicas para você ser melhor nas coisas que faz 

#1 – Seja pontual

Na boa, quer me deixar irritado é atrasar comigo e me deixar esperando, mas no caso dos professores, eles começam a aula normalmente pois obviamente não vão ficar esperando você chegar para começarem, né? Mas tenha certeza que eles gravam muito bem a cara de cada um que chega atrasado! É claro que imprevistos acontecem, e uma vez ou outra acaba acontecendo de chegarmos atrasados, mas não chegue atrasado todo dia pois ele vai lembrar muito bem na hora de fechar a sua média e dar aquele 0,2 a mais que você precisa!
atraso

#2 – Não saia no meio da aula

É sério, não fique de entre e sai no meio da aula, nenhum professor gosta! Eles podem até fazer vista grossa, mas se corroem por dentro pois atrapalha e muito a aula. Quer ir no banheiro, tomar água, atender o celular ou sei lá? Vá apenas uma vez e faça tudo isso de uma vez só.
estudantes

#3 – Deixe seu celular no silencioso

Quer ver uma coisa que deixa o professor e os alunos que estão prestando atenção P***S da vida? É quando um celular começa a tocar desenfreadamente, e ainda mais quando o dono dele tira tudo pra fora da mochila e demora meia hora para encontrar. SILENCIE O SEU CELULAR!
image description

#4 – Nada de whatsapp 

Na minha época de ensino médio as pessoas conversavam por bilhetinhos, mas hoje a coisa evoluiu e agora a moda é o whatsapp! É sério, controle-se e deixe as notificações do whatsapp desativadas pra você não precisar ficar toda hora mexendo no seu celular, nenhuma pessoa que está falando em público gosta quando tem um indivíduo que não está prestando atenção nele, isso desmotiva (e muito) o profissional, fazendo com que ele ache que a aula dele não vale nada. (Isso vale também pra joguinhos super-mega viciantes de celular e também para conversas alheias durante a aula!)
Screenshot 2014-08-10 20.08.26
 

#5 – Nada de conversinhas 

Já disse no tópico anterior, nada de whatsapp e nem de conversinhas! A experiência da aula tanto para o professor quanto para os alunos ficam péssimas! #ficaadica
sala d aula

#6 – Durma em qualquer lugar, mas não na sala de aula

O título do tópico já fala por si só! Eu sei que nós dormimos muuuito pouco devido aos estudos, e muitas vezes acabamos pegando no sono no meio da sala de aula, mas na boa, não faz isso!
Como-Dormir-na-Sala-de-Aula-300x186

#7 – Sem piadinhas desnecessárias

Na minha vida toda sempre caí em salas de aula em que existe aquele cara engraçado, que faz piada com tudo! É legal mas temos que ter limite, ainda mais para fazer piadinhas na sala de aula, ainda mais se a piadinha se referir ao professor! Postura!
Moriel na radio (35)

#8 – Nada de ir pra aula direto da festa

Alguma vez na sua vida você já se deparou com alguém chegando na sala de aula atrasado, e ainda mais: direto da festa? Ou talvez você mesmo já fez isso? Na boa, pega mal demais, ainda mais se você estiver exalando cachaça. Perca aula mas não cometa esse erro!
dia-de-balada

#9 – Tire dúvidas

Tirar dúvidas mostra que você está prestando atenção e interessado no assunto, e tenha certeza que todos os professores gostam disso!
Screenshot 2014-08-10 20.02.02

#10 – Nada de presentes

Já até cansei de ver… Na páscoa, aniversário (quando os alunos sabem a data), no natal… (só não vi no dia dos namorados ainda hahaha), por mais que pareça ser um gesto de carinho, não é! O professor se sente comprado! Em um dos anos um amigo meu deu um panetone no natal e mesmo assim não se livrou da DP, não adianta, você só vai gastar o seu dinheiro à toa!
IMG_3304

#11 – Vista-se de acordo

Aparência é quase tudo, não é mesmo? Eu mesmo já fui muito de bermuda e chinelo no começo da faculdade, e é muito confortável mesmo! Minhas amigas também iam direto de shortinho, saia, e o famoso chinelo. Mas tenha certeza de que você não passa mesmo uma boa aparência, os professores te enxergam como uma pessoa que não merece muita moral, que não faz nada da vida além de estudar e que tem que tirar notas excelentes! Eles lembram MUITO bem disso na hora da média final também. Bom, não estou falando para você ir de terno e gravata, mas tenha bom senso né?
eh6lxhe87w4nuagxw3kaheklj
E você, como se comporta dentro da sala de aula? Conta pra gente! E ah, se tiver alguma dica que funciona com você, compartilha conosco para compartilharmos com geral!

Conteúdo original ® Blog da Engenharia

 

Eduardo Cavalcanti
Engenheiro Civil de formação, empresário, e atua em diversos mercados. É aficcionado por tecnologia e está sempre em algum lugar diferente do mundo (sim, viajar está entre seus maiores hobbies). Já teve uma época em que não conseguia dormir sem assistir a um episódio do Netflix. Hoje, com o empreendedorismo pulsando em suas veias, usa praticamente todo o seu tempo livre consumindo conteúdos relacionados à cases de sucesso e ao mercado financeiro.

Veículos elétricos da Ford poderão se comunicar com empresas de energia através da nuvem

Previous article

Dirigimos o Novo Ford Ka, confira as nossas primeiras impressões

Next article

Você também pode gostar

22 Comentários

  1. Resumindo as dicas em uma: Seja um bom aluno!

  2. Boas dicas Eduardo! Só uma ressalva: mexendo, não mechendo.

  3. Não entendi, onde está a 11º dica?

    1. #11 – Vista-se de acordo

  4. Excelente, como faço aulas em várias turmas, reparo que algumas são mais comportadas que outras. Mas a conversa paralela durante a aula é MUITO comum em todas, sendo que em uma um aluno “quase” saiu no braço com o professor por que não gostou de ser repreendido enquanto conversava. Digamos que o bom senso não é o forte deste aluno…
    P.S.: Em “…pegando no sono no meio da sala de aula, mas na boa, não faz isso!” O correto não seria usar o imperativo? “Não faça isso!”. 😉
    Att

  5. resumindo, seja um puxa sacos

  6. Ótimas dicas, só a 11ª que no meu ponto de vista não tem nada a ver.

    1. a aparência conto muito, parceiro!

  7. Se seu professor for realmente conservador e bem “careta”, creio serem boas dicas. Mas creio que cara caso é um caso, há professores que gostam de turmas descontraídas, por exemplo. Respeito, educação e bom senso, se unidas a empenho e estudo, já são ações mais que suficientes para ganhar “moral” com qualquer professor.

  8. Esse calor da poha nem fodendo que eu vou de calça, eu faço todo o resto e o de sempre respeito.

  9. Entre a 5-7 caberia uma dica: “Não discuta em público com o professor, converse com ele no final da aula e exponha sua opinião de discordância ou seja respeitoso ao expor suas ideias discordantes”. Muito salutar agir assim.
    Nenhuma das dicas insinua que o aluno deve ser “puxa-saco”. Inclusive, sou professor de TrabsCal na Engenharia Mecânica… e não suporto bajuladores e puxa-sacos.

  10. Todo semestre tenho professores amigos. O que eu faço? Ser amiga deles desde o primeiro dia de aula, ser simpática e prestativa é essencial.

  11. A 11ª se aplica para alguns cursos, outros não.

  12. Faço o primeiro ano de engenharia mecânica e já pude perceber que a dica 11 é muito importante, não só dentro da universidade.

  13. O Profissional começar a formar-se na faculdade!o item 11 é crucial lhes garanto!!em qualquer curso!! vai de terno pra o curso de Ciências sociais, ou de regata e shortinho pra engenharia! sempre tem olheiros buscando talentos! e eles vão de surpresa na facul e aí já era pra vc!! vcs não vão cuidar de uma obra ou escritório com shortinho ou regata!!kkk abram o olho!!

  14. Olá Eduardo,
    Sou professor num dos centros universitários do RN. Peço vossa autorização para divulgar o seu blog em sala de aula e, também, socializar com os alunos as 11 dicas que você muito bem apresenta.
    Fico no aguardo da sua autorização.

    Prof. Jozildo.

  15. Concordo! Faço Engenharia Civil, durante o intervalo todo mundo brinca, é a maior discontração, mas começou a aula acabou, atenção 100%… Os que não agem assim estão de DP. Convenhamos que não é à toa né?

  16. passa o seu e-mail eduardo tenho varias dúvidas ! brigadãooo.

  17. A minha turma é uma zona, acho que sobre a aparência vou ter que mudar ou vou ser reprovada nesse quesito, kkk.

  18. Estou no 1º periodo de engenharia civil em uma faculdade federal, antes disso cursei 3 periodos em uma particular pelo prouni. Sempre fui esforçado, sou pontual , não fico mexendo no celular, não tenho Watsapp. Concordo com todas as dicas , mas em relação a 11ª , eu trabalho o dia todo de botina de segurança e calça Jeans pq sou pedreiro , quando vou pra faculdade , vou de bermuda e chinelo , e minhas notas estão entre as melhores da sala. sei que o modo de vestir conta , mas me sento melhor pra estudar de bermuda e chinelo do que calça e tenis. Creio o que vale a pena é o esforço pra estar estudando.

    1. concordo plenamente. A gente que trabalha todo encapado, gostamos de ficar mais à vontade na sala de aula. E isso não é motivo pra julgar que, quem se veste assim vai tirar nota ruim ou nao, e se o professor vai ficar olhando isso.

  19. […] Leia também: 11 dicas para ganhar moral com os professores […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Carreira