0

Muito se fala sobre o 5G chegar ao Brasil e todos os benefícios que consigo chegarão para nossas conexões moveis. Entretanto, você conhece tudo a respeito dessa geração, que promete chegar para revolucionar nossas vidas?

Tecnologia

5G ou melhor, quinta geração de telefonia móvel, promete revolucionar a forma de usarmos a internet móvel em nossas rotinas. Internet das Coisas, altas taxas de transferência e por aí vai…

A quinta geração de telefonia, vai trazer espectros de frequência ainda não explorados pelo 4G (LTE), com espectros de 700 MHz; 2,3; 3,5 e 26 GHz, segundo a Anatel.

A tecnologia MIMO (Multiple Input, Multiple Output), que permite vários transmissores e receptores transferirem mais dados simultaneamente, será incorporada as novas antenas de transmissão.

O 5G terá sua arquitetura definida por software, diferentemente de gerações passadas, que tinham suas arquiteturas definidas por hardware. Logo, as funcionalidades da rede serão gerenciadas por softwares específicos.

5G x 5G DSS

Hoje já temos disponíveis para alguns aparelhos disponíveis no mercado com a tecnologia 5G DSS, contudo ainda não estamos falando do 5G puro. Mas então, o que é o 5G DSS?

DSS significa Dynamic Spectrum Sharing, ou em português, Compartilhamento Dinâmico de Espectro, que na prática, trata-se de uma rede compartilhada para mais de um padrão.  

Existem dois padrões de 5G no mercado: O 5G SA (Standalone) e o 5G NSA (Non-Standalone). Contudo, diferem-se na forma que são implementados nas redes.

O NAS utiliza uma rede que não é exclusiva para seu funcionamento, no entanto o 5G AS, tem uma rede exclusiva para seu uso.

Para esse caso específico, é o espectro da rede LTE (4G) que é compartilhado com o 5G DSS, numa faixa de frequência iniciando em 700 MHz.

Logo, podemos colocar o 5G DSS como um carro de corrida trafegando em uma via de urbana, vai ter um desempenho maior, porém não está no local onde pode acelerar ao máximo.

Contudo, o DSS em comparação com o LTE, consegue entregar larguras de banda maiores, chegando a taxas, em condições ideais, de 400 Mbit/s.

Leilão das faixas de frequência

Um empecilho que atrasa a chegada do 5G puro ao Brasil é o leilão de faixas de frequência por parte do governo. Devido a atrasos, a estimativa é que no terceiro trimestre ele ocorra.

Estimado em valores que chegam aos R$ 40 bilhões, este leilão negociará as 4 faixas de frequências acima citadas. Entretanto, este leilão não arrecadará valores para a União, pois o valor será investido em infraestrutura de comunicação um melhoramento da rede para atender as áreas mais carentes.

Contudo, as previsões dão conta que em 2022 já teremos o 5G SA disponível para aparelhos compatíveis. Segue abaixo as faixas de frequência destinadas a cada modelo de 5G

  • 700 MHz – Para o NSA compartilhando com a rede LTE;
  • 2,3 GHz – Assim como a rede de 700 Mhz, também compartilhará seu espectro com a rede LTE;
  • 3,5 GHz – Rede destinada ao 5G AS, entregando uma maior largura de banda, deverá ser a mais disputada;
  • 26 GHz – Rede para grande transmissão de dados, agrobusiness, automação, indústria 4.0, também será parte do 5G SA.

O que esperar do 5G?

Quando falamos em novas gerações de telefonia móvel, logo nos vem a cabeça maiores velocidades de conexão. No entanto, o 5G promete mais que isso.

Uma rede mais eficiente é um dos benefícios, visto que o risco de congestionamento, problema esse que convivemos dia-a-dia, principalmente nos horários de pico, serão reduzidos.

A IoT (internet das Coisas) vai ser cada vez mais presente em nossas vidas, graças a capacidade de interação maior entre dispositivos que o 5G projeta.

Business people browsing the web on a screen

Aguardemos os próximos meses e suas novidades, mas com certeza a era do 5G será de grandes avanços para nossa sociedade, que provavelmente  mudará seus hábitos.

João Carlos Batista de Oliveira
Pernambucano, 28 anos, estudante de Engenharia Elétrica de Telecomunicações, pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE, sempre a procura de evolução. Adora escrever, entusiasta do conhecimento, sempre disposto a ajudar, criativo, cheio de objetivos na vida, amante do cinema e de viajar. Instagram: @joaocbatistaa

    Por que os ventos do Brasil são bons para a exploração de Energia Eólica?

    Previous article

    5 formas de tornar a sua gestão de obras mais eficiente

    Next article

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Popular Posts

    Login/Sign up