publicidade

publicidade

7 façanhas que mostram que a Engenharia é incrível


É fascinante o número de coisas que a Engenharia é capaz de nos proporcionar. Prédios, motores, computadores, pontes e outros itens nos fazem questionar sobre o atual nível de inovação e tecnologia que alcançamos. Você nunca parou para pensar sobre como conseguimos ficar sobre mais de 20 andares, sobre como atravessamos o mar em cima de uma ponte, em um avião ou em um navio, sobre como conseguimos nos comunicar em tempo real e etc.? Tudo isso é resultado de muita Engenharia. Para comprovar, nós separamos 7 façanhas que mostram que a Engenharia é incrível.

+ Façanhas que mostram que a Engenharia é incrível

1. Bailong Elevator, China

Este é o mais alto elevador panorâmico do mundo. Ele fica no Parque Zhangjiajie, na China. Aberto em 2002, a obra de aço e vidro é composta por 3 elevadores que levam até 50 pessoas por vez. A construção foi polêmica porque, alé de custar 20 milhões de dólares, ainda teve o grande impacto ambiental. O parque já recebia 5 milhões de visitantes por ano, número que tende a aumentar com o elevador. Uma curiosidade é que o nome Bailong Elevator significa, em chinês, Elevador de Cem Dragões.

Façanhas que mostram que a Engenharia é incrível
Imagem: reddit.com

2. Kansai International Airport, Japão

Os japoneses sempre provam que a falta de espaço não é um empecilho. O Kansai International Airport é um exemplo disso. Ele foi inaugurado em 1994 e recebeu vários visitantes que queriam conhecer o aeroporto flutuante. A estrutura foi construída para resistir a terremotos e assim o fez, quando foi atingida por um em 1995. A localização é em uma ilha artificial na baía de Osaka. Tal ilha é ligada à costa por meio de uma ponte.

Façanhas que mostram que a Engenharia é incrível
Imagem: osaka-info.jp

3. Canal do Panamá, Panamá

O canal liga o oceano Atlântico ao Pacífico e foi oficialmente inaugurado em 1914. A obra foi uma das mais difíceis da engenharia. Um dos seus principais benefícios é que funciona como um atalho, reduzindo o tempo de viagem e evitando uma rota perigosa.

Façanhas que mostram que a Engenharia é incrível
Imagem: dn.pt

4. Estação Espacial Internacional

Como o nome já diz, ela localiza-se no Espaço. Não há um endereço específico, já que a estação orbita em torno da Terra. A estação, que conta com a colaboração de vários países, é uma verdadeira façanha da Engenharia e prova que o céu não é o limite.

Façanhas que mostram que a Engenharia é incrível
Imagem: en.wikipedia.org

5. Gotthard Base Tunnel, Suíça

Com mais de 57 quilômetros, o túnel liga Erstfeld a Bodio. No ponto mais profundo, ele chega a 2,3 quilômetros abaixo da superfície. A construção levou 17 anos, mas os benefícios são imensos. Um deles é tempo de viagem entre várias cidades europeias, que diminuiu consideravelmente.

Façanhas que mostram que a Engenharia é incrível
Imagem: company.sbb.ch

6. Large Hadron Collider, Suíça

O LHC (Grande Colisor de Hádrons, em português) é o maior acelerador de partículas do mundo. Ele fica em um túnel abaixo da fronteira entre a França e a Suíça e já foi usado para fazer grandes descobertas da ciência, como a do bóson de Higgs.

Façanhas que mostram que a Engenharia é incrível
Imagem: digitaltrends.com

7. Channel Tunnel, França e Inglaterra

O Eurotúnel atravessa o Canal da Mancha e une Coquelles (Calais, França) a Folkestone (Kent, Reino Unido). Boa parte (quase 38km) do percurso de 50 quilômetros é feito sob a água.

Façanhas que mostram que a Engenharia é incrível
Imagem: railwaygazette.com

Referências: 10 Most Today; CNN; El País.


publicidade

publicidade