ColunistasCuriosidadesDestaqueDicasEmpreendedorismoEngenhariaEngenharia de ComputaçãoSacadas de EngenheiroSoftwares para EngenhariaTecnologia

7 Ferramentas online muito úteis para vida

3

Há muitos softwares e aplicativos bons que nos auxiliam em relatórios, gráficos, edição de imagem, slides para apresentação, gestão de projetos, produtividade, etc. Porém, muitas vezes precisamos apenas utilizar essas ferramentas pontualmente e por isso não é interessante baixar um arquivo e deixar a aplicação consumindo memória na esperança de um dia, talvez, a usarmos.

Essa é a vantagem de saber alguns recursos online úteis. São verdadeiras ferramentas “mão na roda”, mas pouco conhecidas e que podem ajudá-lo em muitas situações. Vamos conhecê-las!?

ferramentas

Pomodoro Tracker

A técnica de pomodoro foi desenvolvida a fim de auxiliar as pessoas a gerenciar melhor o tempo durante a execução de uma atividade. Ela consiste em fazer uma atividade em séries de 25 minutos, revessando com descansos de 5 minutos entre as séries. A ideia é focar na atividade enquanto o tempo da série corre e deixar todo o resto para depois.

É uma técnica interessante que pode ajudá-lo caso sinta que necessita de mais foco em suas tarefas. Portanto, um site legal que pode auxiliá-lo é Pomodoro Tracker que já vem com o tempo das séries definidos.

Mind Meister

Nossa colunista Pamela já publicou um artigo muito legal sobre como os Mapas Mentais podem auxiliá-lo nos estudos e ajudá-lo a ativar os dois hemisférios do cérebro, tornando a atividade de memorizar mais fácil.

Mapas mentais realmente ajudam bastante na hora de elucidar problemas e resolver desafios de maneiras mais criativa. Por isso, recomendo que tente começar a utilizar a técnica. Para isso temos o Mind Meister, um site bem legal e com uma interface agradável e facilmente manuseável.

Pixlr

Duas coisas são certas na vida: a morte e a certeza de que um dia você vai precisar retirar o fundo de uma foto para alguma edição de imagem. Existem muitas ferramentas que fazem isso, mas poucas fazem isso tão bem como o PIXLR.

O editor é completo e serve para muitas coisas, mas um dos recursos mais interessantes é retirar o fundo das imagens fácil e rapidamente. Dessa forma, basta acessar a página inicial, ir em Pixlr E, clicar no botão verde “Abrir imagem” e carregar uma foto. Assim que a foto for carregada, clique no ícone da tesoura presente na lateral esquerda do monitor e, em seguida, “AI Automática” para remover o fundo utilizando a Inteligência Artificial do editor. Depois é só baixar a imagem sem fundo.

Flaticon

Uma coisa que quase sempre cai bem nos slides de apresentações é ícones, especialmente se tiver muito texto, pois nesse caso eles ajudam a dar um visual menos hostil e mais “resumido” para quem está assistindo a apresentação.

Portanto, se um dia precisar de bons ícones, seja para seus slides ou qualquer outro motivo, pode ser muito útil usar o Flaticon. O site é um grande banco de imagens com milhares de ícones legais e que até permite que você personalize-os em alguns casos.

Smodin-me

O Smodin-me é um site que, com o auxílio de uma inteligência artificial, permite que frases sejam reescritas em outras palavras. Assim, ele é muito utilizado por estudantes que desejam transcrever textos e que não querem ser pegos no “teste de plágio” de seus professores. Porém, para os mais responsáveis e lícitos, pode ser uma boa ferramenta em casos no qual você deseja organizar algum texto, porém está carente de criatividade para tal tarefa.

IDoneThis

Ter as coisas prontas é muito bom – pelo menos quando você sabe o que fez e o que seu time realizou. Se um caso ou projeto que você se encontra envolvido exige esse acompanhamento minucioso, talvez seja interessante tentar usar o IDoneThis. Ele permite com que cada pessoa que realize uma tarefa registre-a no browser.

Além disso, posteriormente, poderá navegar por essas informações em um feed, como no Facebook, por exemplo, e assim curtir, comentar e se preparar para o que vem a seguir.

TextExpander

Se você manda muitos e-mails e muitos deles são repetitivos, não tem porquê perder tempo reescrevendo-os o tempo inteiro. Foi pensando nessa questão que os desenvolvedores do TextExpander criaram esta plataforma.

Ela permite que as pessoas escrevam e armazenem suas mensagens mais comuns. Assim, basta criar uma palavra-chave para colar o texto em qualquer e-mail, poupando-lhe de perder seu precioso tempo.


E aí, curtiu as ferramentas? Deixe sua opinião nos comentários e diga-nos o que achou delas!!

Paulo César Santos
Paulo César é um ludovicense de 23 anos que atualmente cursa Engenharia de Produção na PUC Minas. Foi coordenador de uma ONG de voluntariado, cofundador e web designer da Virgo em 2019 e trabalhou como monitor em 2020, auxiliando outros estudantes de engenharia com algoritmos e programação. Adora tudo que envolve engenharia, gestão de projetos e tecnologia e acreditou que valia a pena compartilhar com mais pessoas um pouco do que anda aprendendo. Sabe escrever em linhas de código, mas há quem diga que pena pra escrever autodescrições.

Ser um chefe é diferente de ser um líder!

Previous article

Marés: o que são e como ocorrem

Next article

You may also like

3 Comments

  1. Paulo adorei as dicas! Principalmente a do site que tira o fundo da imagem e o banco de ícones para usar em apresentações. Eu não fazia ideia que existiam essas ferramentas!

    1. São ferramentas simples, mas que ajudam bastante mesmo! Obrigado pelo comentário, Pam!

      1. Wow, que dicas maravilhosas! Adorei, principalmente Pixlr para remover o fundo das imagens. Parabéns pelas dicas!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Colunistas