Categorias

O guia para todo recém-formado, o que você precisa saber!

Antes de tudo, é normal sentir aquela insegurança de recém-formado ao pegar o seu diploma. Sabemos que a faculdade nos prepara tecnicamente, mas a prática do mercado é o terror de qualquer profissional que acabou de sair da faculdade.

Portanto, o primeiro passo para se sentir mais preparado para o mercado, mesmo sendo recém-formado, e deixar a insegurança de lado é se preparar de forma estratégica para isso. Vamos entender um pouco mais de como você pode fazer isso?

Recém-formado
Fonte: Freepik, 2022

SOBRE NICHO DE MERCADO

Independe de qual área você se formou, existem várias vertentes a serem exploradas, mesmo sendo recém-formado. E o nicho de mercado existe exatamente para isso.

Dentro de Engenharia Civil por exemplo, durante a graduação, vemos muita técnica sobre OBRA. Mas Engenharia não se limita, obra é uma opção, mas não a única.

Então ao se formar você precisa entender qual a vertente que você deseja se aperfeiçoar ainda mais e ser reconhecido pelo seu cliente como um profissional solucionador de problemas.

Dentro de Engenharia Civil você pode atuar com Regularização de imóveis, Projetos de prefeitura, projetos elétricos, projetos estruturais, projetos hidráulicos, entre outros.

Existe várias opções a ser exploradas que só estão esperando por você.

Nicho de atuação
Fonte: Peexels, 2022

COMO ESCOLHER UM NICHO?

Existem 03 pilares básicos para que você realize a escolha de maneira assertiva. São eles o PHD:

PAIXÃO: Você precisa escolher algo que goste, algo que tenha paixão ou que tenha interesse genuíno em se aprofundar.

HABILIDADE: O ideal é que você escolha algo que para executar você tenha alguma habilidade envolvida. Isso facilitará todo o processo.

DEMANDA: Aqui é preciso falar de estratégia. Não adianta escolher algo que não há procura no mercado. Para que você consiga obter resultados é necessário que sua escolha envolva algo que as pessoas realmente precisam. Por isso a demanda é essencial para qualquer nicho.

Agora é hora de colocar em prática, então já comece a realizar suas anotações e ir para o próximo passo.

CLIENTE IDEAL

Quem atende todo mundo, acaba não atendendo ninguém. Já parou pra pensar? É a mesma coisa de querer oferecer tudo, e não oferecer nada com excelência.

Então você precisa definir: QUEM VOCÊ QUER ATENDER?

Três regras básicas para definição:

  • Classe social do cliente;
  • Localização do cliente;
  • E principais dificuldades do cliente (o que ele não consegue fazer sozinho que precisa de você).

Definindo isso você consegue dar início na prospecção. Um vez que você conhece bem o seu cliente a prospecção se torna mais fácil e leve.

Cliente ideal
Fonte: Freepik, 2022

SÓ O CONHECIMENTO DA FACULDADE NÃO TE FAZ TER RESULTADO.

Não adianta acreditar que com só com o conhecimento da faculdade você alcançará grandes resultados. A vida real do mercado não é assim.

É preciso estar em constante evolução, buscando sempre mais conhecimento e aperfeiçoamento dentro do nicho escolhido.

Por isso, estude, busque mentores, curso extracurriculares, para que seja possível estar sempre em evidência e crescer cada vez mais.

Afinal a única coisa que ninguém tira de você é conhecimento!

Conhecimento
Fonte: Freepik, 2022

Tenha acesso a outros artigos produzidos por mim clicando aqui, caso queira me conhecer ainda mais você pode me encontrar nas redes sociais: InstagramYoutube | Linkedin 

Postagens Relacionadas